SB24Horas

Notícia na hora certa!

Quais cuidados ter com a pele das pernas antes e depois da depilação?

Descubra 6 passos essenciais para cuidar da sua pele antes e depois de se depilar.

 

Com o verão chegando, quem gosta de ter a pele lisinha e hidratada já começa a se preocupar com a rotina de depilação. Seja com cera ou lâmina, ela causa alguns atritos que podem prejudicar a nossa pele.

 

A depilação feita de maneira correta traz ótimos resultados, mas quando não seguimos alguns passos básicos pode deixá-la vermelha e irritada. Para evitar isso existem alguns cuidados com a pele que podem ser tomados para que tirar os pelos seja fácil, eficiente e deixe a pele linda.

1 – Lavar e esfoliar a pele

Antes da depilação, lavar e esfoliar a pele é o primeiro passo a ser seguido. O ideal é lavar com água morna porque ela abre os poros e facilita para uma esfoliação mais profunda.

 

A esfoliação deve ser feita no mínimo 24 horas antes da depilação com lâmina ou cera. Ela vai retirar as células mortas da sua pele e desencravar alguns pelos, então quando você depilar eles sairão mais fácil. No caso de utilizar a cera, às vezes esses pelos encravados não saem e acabam causando um incômodo, mas com uma boa esfoliação até eles serão retirados.

2 – Sem cremes antes de depilar

Seja para depilação com cera ou lâmina, não se deve usar óleos ou hidratantes em nenhuma parte do corpo onde você vai retirar pelos. Isso porque eles ficarão com resíduo desses produtos, então quando você for se depilar o processo de retirar o pelo ficará mais difícil e pode impedir a ação da lâmina. No caso da cera, isso pode afetar sua consistência.

3 – Use produtos adequados para depilação

Às vezes, quando vamos nos depilar com lâmina, usamos algum creme ou espuma de barbear para facilitar e não agredir tanto a pele. Nesse caso, o melhor é realmente reduzir ao máximo o atrito que a lâmina pode ter com a pele, pois ele causa irritação. Porém, existem no mercado vários produtos próprios para isso, que possuem algumas substâncias que acalmam a pele e fazem a lâmina deslizar mais facilmente.

 

Ao usar a cera para depilação, o ideal é usar um produto específico para esse método. Estão disponíveis óleos e géis adstringentes, que deixam a pele sequinha e acalmam para que a retirada dos pelos seja feita de maneira mais eficaz.

4 – Produtos perfeitos para o pós depilação

Vimos até agora que todo processo de retirar os pelos causa algum atrito e que o ideal é minimizar isso, e os produtos pós depilação são perfeitos para isso. Existem géis, cremes e óleos com substâncias calmantes que vão servir para acalmar a pele, diminuir a irritação, deixá-la menos vermelha e até fechar os poros.

 

Alguns desses produtos são indicados para uso apenas após depilar com cera ou lâmina, mas existem outros indicados para ambos os métodos. Então basta você escolher o que te agrada mais.

5 – Use um bom hidratante

Hidratar a pele geralmente traz ótimos resultados e, se antes de depilar não era recomendado isso, agora o ideal é que você use um bom hidratante para que você cuide da sua pele após todo esse processo.

 

O hidratante irá repor a água da pele, evitando ressecamento, aspereza e sensibilidade. Por isso, é essencial que você use um ótimo hidratante após usar a cera ou a lâmina, já que ele irá deixá-la linda e saudável.

6 – Protetor solar sempre

O protetor solar é o principal aliado de uma pele bem cuidada e sem manchas, e isso não muda quando falamos de depilação. É necessário passar o protetor logo após a hidratação para evitar possíveis agressões à sua pele. Você já deve ter escutado alguém dizer que determinado método de depilação causa o escurecimento da pele e uma das funções do protetor solar é evitar isso.

 

Por mais que a área que depilamos não fique imediatamente exposta ao sol, ela ainda está sensível depois de todo esse processo e, por isso, protegê-la é essencial. Então não dispense o uso desse produto, pois assim você garante uma pele lisinha, linda e bem cuidada.