Projeto pioneiro no país realiza sessões gratuitas de cinema através de energia solar
Depois de percorrer vários quilômetros pelo estado de São Paulo, o projeto Cinecidade, que está na estrada desde agosto do ano passado, visitará mais cinco cidades nos próximos dias. A iniciativa fará sessões gratuitas de filmes brasileiros, em parceria com o primeiro cinema móvel solar do país, o Cinesolar. O circuito itinerante terminará em abril com passagem pelos municípios de São Roque, Nova Odessa, Monte Mor, Campo Limpo Paulista e Campinas. Além da exibição do longa-metragem Uma História de Amor e Fúria, do diretor Luiz Bolognesi, os espectadores poderão conferir uma seleção de curtas-metragens especiais para o público infantojuvenil.
Patrocinado pelo Grupo CPFL Energia e com o apoio do Instituto CPFL Cultura, o Cinecidade integra o Circuito CPFL de Arte e Cultura. O projeto já rodou mais de 50 cidades do interior paulista e alcançou um público espectador superior a 20 mil pessoas. Além das sessões gratuitas que aconteceram em escolas, espaços culturais e praças, o circuito ainda promoveu oficinas lúdicas de conscientização ambiental e vídeo para crianças e adolescentes de algumas das cidades.
“Em um ano em que muito se falou sobre crise e dificuldades provocadas pela crise, conseguimos unir forças e superar obstáculos com criatividade, esforço, interação e inovação. Em parceria com o Cinesolar, levamos cinema e atividades de sustentabilidade a mais de 50 cidades do interior paulista. Esta programação acessível, democrática e de alta qualidade é marca do Instituto CPFL Cultura, e nela nos apoiamos para fazer um ano ainda mais intenso e inspirador”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.
A parceria entre o Cinecidade e o Cinesolar é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema itinerante leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. Neste circuito foi exibido um filme brasileiro diferente a cada mês. Entre os filmes escolhidos estão O Palhaço, Eu e Meu Guarda-Chuva, Antes que o Mundo Acabe, O Menino no Espelho, e as animações Uma História de Amor e Fúria e O Menino e o Mundo, que disputou uma estatueta do Oscar deste ano.
“Nosso objetivo é difundir e democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras através de um circuito paralelo ao das salas comerciais e que também possam dialogar com nosso público. O filme produzido em nosso país precisa se encontrar com os brasileiros. Além disso, atrelar esta ação com temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. E isso torna a iniciativa ainda mais enriquecedora para quem participa”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelos projetos Cinecidade e Cinesolar.
Mais informações: www.cinesolar.com.br
Sobre o Cinesolar
O projeto tem a realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O Cinesolar ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares. Desde 2013 já atingiu um público de mais de 40 mil pessoas e centenas de cidades brasileiras visitadas.
SERVIÇO
Projeto Cinecidade em São Roque
Quando: Quinta-feira, dia 07, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)
Onde: Praça da Matriz
Obs.: Caso chova, as sessões acontecerão no Centro Cultural Brasital
Projeto Cinecidade em Nova Odessa
Quando: Sexta-feira, dia 08, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)
Onde: Escola Municipal Dante Gazzetta (Rua Aristeu Valente, 133 – Centro)
Projeto Cinecidade em Monte Mor
Quando: Terça-feira, dia 12, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)
Onde: Praça São Benedito – Jardim Planalto
Obs.: Caso chova, as sessões acontecerão na Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira
Projeto Cinecidade em Campo Limpo Paulista
Quando: Quarta-feira, dia 13, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)
Onde: Praça Castelo Branco
Obs.: Caso chova, as sessões acontecerão na quadra da EMEF Dr. Francisco Monlevade (Rua Maria do Carmo Cardoso, 11)
Projeto Cinecidade em Campinas
Quando: Quinta-feira, dia 14, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 19h40 (filme “Uma História de Amor e Fúria)
Onde: Estação Cultura (Rua Francisco Teodoro, 1.050 – Vila Industrial)