21 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Carboidratos e obesidade

Compartilhe essa notícia!

Imagem da internet

Dietas que pregam a restrição de carboidratos são bastante populares, entretanto não há estudos que mostrem a eficácia delas a longo prazo. Esses planos alimentares costumam apresentar bons resultados apenas no começo. Afinal, são diversos os mecanismos que levam ao ganho exagerado de peso e não dá para culpar apenas um nutriente. Na obesidade o grande inimigo é o exagero. Aliás, em termos calóricos o carboidrato é igual à proteína, ou seja, oferece quatro calorias por grama, já a gordura nove, ou seja, mais que o dobro.

Um estudo realizado em Harvard, nos Estados Unidos e publicado em um dos mais respeitados periódicos científicos, o New England Journal of Medicine, mostra que para emagrecer o que importa é cortar calorias e não banir o carboidrato, como muitos apregoam.

Modismos sem fundamento científico também acabam levando à exclusão de cereais fontes de glúten da dieta. É preciso separar o joio do trigo para não privar o organismo de nutrientes importantes. Inclusive os alimentos integrais podem ser grandes aliados para combater a obesidade. Uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revela que os grãos são capazes de combater a barriga de chope. Eles impactam sobre o acúmulo de gordura na região abdominal, ou seja, ajudam a afinar a cintura.

 

*Conteúdo produzido em parceria com o Portal Leet Doc

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!