25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador quer proibir empresário condenado por corrupção de participar de licitações em Americana

Compartilhe essa notícia!

Projeto de lei de autoria do vereador Welington Rezende (PRP) proíbe que empresários, sócios, executivos, diretores e presidentes de empresas, condenados por crimes de corrupção participem das licitações da Prefeitura e da Câmara de Americana. Segundo o projeto, o poder público municipal ainda fica impedido de firmar contrato com condenados por crimes contra a administração pública, sejam eles cometidos em qualquer localidade do país.

 

A proibição se dará após a condenação, com trânsito em julgado, por crimes contra a administração pública em razão da atividade empresarial, bem como quaisquer outros crimes relacionados à má utilização de recursos públicos.

 

Se aprovado o projeto, no ato da licitação os sócios e congêneres deverão apresentar certidão de antecedentes criminais para viabilizar a participação nos certames.

 

De acordo com Rezende, “diante de inúmeros escândalos de corrupção e pagamento de propinas envolvendo maus políticos e empresários, que misturam o público com o privado e desapontam a sociedade, é fundamental resguardar o município de Americana fortalecendo mecanismos de combate e controle à corrupção”.

 

“O projeto ainda tem objetivo claro de afugentar empresários que usam da atividade empresarial para corromper a administração pública e prejudicar substancialmente a prestação de serviços públicos, comprometendo a qualidade de atendimento. Nenhuma obra pública, prestação de serviços, locação, compra de insumos, poderá ser realizada, no âmbito local, por empresários condenados”, afirmou o parlamentar.

 

A proposta foi protocolada na tarde de segunda-feira (25) na Secretaria da Câmara Municipal e será analisada pelas comissões permanentes da Casa.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!