CAPS promove feira artesanal na Praça Central

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II “Mário José de Carvalho”, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, iniciou nesta semana uma feira de artesanato com materiais produzidos pelos usuários do serviço. Os produtos estão sendo comercializados na Feira Livre da Praça Coronel Luis Alves (Central), de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. A renda será revertida em benefício aos pacientes.

O projeto faz parte das oficinas terapêuticas, realizadas durante o ano pelo setor. No mês de novembro, foram elaboradas quatro oficinas: sabonetes artesanais, patch aplique, bijouterias e materiais de MDF. O objetivo é que por meio destas atividades o usuário do serviço de Saúde Mental adquira autonomia e alternativas de independência.

A coordenadora do CAPS, Danuza Sales Marçal, comentou que um dos eixos do CAPS se refere exatamente ao trabalho, geração de renda e economia solidária. “Os CAPS foram instituídos com o objetivo de trazer um novo olhar para o cuidado da pessoa com transtorno mental e a busca pelas práticas de inclusão social, territorialização e empoderamento do indivíduo, em substituição às práticas hospitalocêntricas e exclusoras. Esse projeto vai de encontro a essa necessidade”, destacou.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas