Capixaba Savio Bortolini será um dos homenageados no Festival Cinefoot 2015


No próximo dia 26, a cidade de Vitória receberá pela primeira vez uma edição do Cinefoot, o primeiro e único festival de cinema com filmes sobre futebol do Brasil e da America Latina. A estrutura de programação contempla mostras especiais, sessões para o público infanto-juvenil e algumas homenagens, como um tributo ao ex-jogador Savio Bortolini, que acontecerá na sessão inaugural do festival, e terá entrada franca para todas as sessões (sujeita à lotação da sala). Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.

Honrado com a homenagem, Savio estará na capital do Espírito Santo prestigiando o evento. “Fiquei muito lisonjeado com esse convite e será um prazer muito grande receber uma homenagem dessa importância no estado onde nasci. O Cinefoot é um festival muito bem organizado e de grande relevância para a cultura do nosso país”, destacou.

Ao completar seis edições em 2015, o CINEfoot será realizado de 26 a 29 de novembro, no Cine Metrópolis, com 16 filmes na sua programação, distribuídos em mostras especiais para todas as idades. São títulos nacionais e internacionais de curta e longa metragem que abordam as diferentes expressões do futebol pelo Brasil e mundo.

Entre os filmes que serão exibidos, alguns se destacam pela temática e ineditismo no Espírito Santo. O documentário GERALDINOS (de Pedro Asbeg e Renato Martins, 2015) é o longa-metragem da noite de abertura, no dia 26, às 20h. O filme apresenta imagens fantásticas da geral do Maracanã nos últimos jogos que antecederam o seu fechamento. O filme registra depoimentos de personagens icônicos da geral e suas histórias. A trilha é de Marcelo Yuka e André Sachs, com depoimentos de Zico e Romário. A sessão contará com a presença do diretor do filme, Renato Martins.

Na sessão especial Dente de Leite (voltada para o público infanto-juvenil), o CINEFOOT apresenta a animação “Um Time Show de Bola”. Trata-se da primeira película em longa-metragem produzida em formato 3D na Argentina, com direção do premiadíssimo diretor Juan Jose Campanella. A mostra Dente de Leite acontece sempre às 14h, nos dias 26 e 27.

Além disso, no encerramento do festival, será exibido o documentário “Maracanã”, primeiro filme uruguaio sobre a conquista de 1950. Com cenas até então inéditas, a produção mostra a maior façanha e a maior tragédia da história do futebol. O filme é precedido pela exibição de “95”, documentário de 2015 que marca os 20 anos do mais recente título de campeão brasileiro conquistado pelo Botafogo (RJ).

Confira a programação completa:

DIA 26/11 (QUINTA)

14h – Sessão Infanto-Juvenil (Dente De Leite) (Livre)

– Filme “Um Time Show de Bola” (“Metegol”, Dir. Juan José Campanella, Ani, 106 min, cor, HD, Argentina, 2013)

20h – Sessão de Abertura com Homenagem (12 anos)

– HOMENAGEM: SAVIO BORTOLINI            

– Filme “Fanáticos – Bacalhau” (“Fanatics-Bacalhau”, Dir. Roberto Berliner, Doc, 5 min, cor, HD, Brasil, 2014).

– Filme “Geraldinos” (Dir. Pedro Asbeg, Renato Martins. Doc, 75 min, cor, HD, Brasil, 2015)

DIA 27/11 (SEXTA)

14h – Sessão Infanto-Juvenil (Dente De Leite) (Livre)

– Filme “Um Time Show de Bola” (“Metegol”, Dir. Juan José Campanella, Ani, 106 min, cor, HD, Argentina, 2013.)

20h – Sessão de Filmes (12 anos)

– Filme “Tapete Verde” (“Green Carpet – Dir. Angelo Martins, Doc, 15 min, cor, HD, Brasil, 2013)

– Filme “Os Rebeldes do Futebol” (Les Rebells du Foot, Dir. Gilles Perez e Gilles Rof, Doc, 92 min, cor, HD, França, 2012)

DIA 28/11(SÁBADO)

19h – Sessão Foco: Curtas Nacionais (12 anos)

– Filme “Fanáticos – Deusinha” (“Fanatics – Deusinha”, Dir. Roberto Berliner, Doc, 6 min cor, HD, Brasil, 2014)

– Filme “Gaúchos Canarinhos” (“Yellow Gauchos”, Dir. Rene Goya Filho, Doc, 15 min, cor, HD, Brasil, 2007)

– Filme “Porque Há Coisas Que Nunca São Esquecidas” (“Porque hay cosas que nunca se olvidan” / “Because There Are Things We Never Forget”, Dir. Lucas Figueroa, Fic, 13 min, cor, 35mm, Espanha, 2008)

– Filme “Fanáticos – Liga Dos Torcedores” (“Fanatics – League of Fans”, Dir. Marcos Gutmmann, Doc, 5 min cor, HD, Brasil, 2014).

– Filme “Geral” (“The Heart of the Stadium”, Dir. Anna Azevedo, Doc, 15 min, cor, DVCam, Brasil, 2010).

20h – Sessão “Mostra Jogando em Casa: Curtas Locais” (12 anos)

– Filme “Como Se Fosse Ontem” (Dir. Gustavo Moraes, Roberto Seba, Fic, 6 mim, cor, 35mm, Brasil, 2005)

– Filme “Espírito Santo Futebol Clube” (Dir. André Ehrlich, Lucas Vetekesky, Doc, 29 min, cor, HD, Brasil, 2012)

– Filme “Vitória F.C. (Dir. Vitor Graize, Igor Pontini, Doc, 28 min, cor, HD, Brasil, 2012)

– Filme “Invisível” (Dir. Diego de Jesus, Doc, 23 min, cor, HD, Brasil, 2015)

DOMINGO 29/11

20h – Sessão de Encerramento (12 anos)

– Filme “95” (Dir. Gabriel Baron e Julio Gracco, Doc, 30 min, cor, HD, Brasil, 2015)

– Filme “Maracanã” (“Maracanã, The Movie” / “Maracaná, la pelicula”, Dir. Sebastián Bednarik, Andrés Varela, Fic, 75 min, cor/pb, HD, Uruguai/Brasil, 2014)

Foto: Divulgação

Comentários

Notícias relacionadas