Capivari 

Capivari: O encontro da agricultura familiar com a alimentação escolar


“Este trabalho é a minha vida. Desde os sete anos vivo da agricultura e sustento minha família com o cultivo das hortaliças”. Este é o depoimento da Maria Ondina Feorani Branharo, 73, integrante da Associação dos Agricultores Familiares de Capivari e Região.

A Agricultura Familiar é uma produção agropecuária realizada por pequenos produtores, mantido pelo núcleo familiar.O setor tem grande importância na alimentação escolar, pois 30% do hortifriti que faz parte da refeição dos alunos provém da agricultura familiar.

Em Capivari, todas as unidades escolares municipais recebem as hortaliças e legumes da agricultura familiar semanalmente. “As mercadorias que recebemos desses produtores são de alta qualidade, mantendo assim as propriedades nutricionais dos alimentos”, destacou a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, Elaine Aparecida Conselvan Soraggi.

Segundo a responsável pelo Departamento de Alimentação Escolar, Rejane Aparecida Kerches Martins Bicudo, o encontro da agricultura familiar com a alimentação escolar enriquece o cardápio do aluno e também valoriza o cultivo dos alimentos produzidos em nossa cidade. “Mais do que ter uma mesa com alimentos coloridos e variados, essa prática ajuda a ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais que contribuem para nossa saúde”, disse Rejane.

O prefeito, Rodrigo Proença, que acompanha de perto a refeição dos estudantes elogiou a qualidade da alimentação. “Os nossos alunos recebem uma alimentação escolar de qualidade. Os pratos são balanceados e os nutrientes são pensados para cada idade. Com relação à Agricultura Familiar, além de garantirmos uma boa refeição aos nossos alunos ainda colaboramos com os produtores do município”, finalizou.

Comentários

Leia também...