Limeira: Concurso de redação Vinicius de Moraes receberá inscrições entre junho e setembro


A partir de 1º de junho, a Câmara Municipal de Limeira estará com inscrições abertas para a terceira edição do concurso de redação Vinicius de Moraes. O objetivo é estimular alunos matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Limeira a refletirem sobre temáticas de relevância para a educação cidadã. Este ano deverão ser inscritas, até o dia 14 de setembro, dissertações com o tema “Movimentos Migratórios”.
Serão selecionadas as melhores redações para cada uma das cinco categorias, distribuídas por séries escolares: 9º ano do ensino fundamental II, primeiro ano do Ensino Médio, segundo ano do Ensino Médio, terceiro ano do Ensino Médio e Pré-vestibular. A participação dos estudantes de cursos preparatórios de vestibular é a novidade desta edição, proposta por projeto de resolução de autoria da vereadora Erika Tank. A parlamentar é também a idealizadora do concurso organizado anualmente pela Escola Legislativa Paulo Freire.
“Os resultados do Concurso Vinicius de Moraes têm sido ótimos, porque os nossos jovens têm refletido sobre temas oportunos e atuais, além de se envolverem mais com o gênero da redação e também se aproximarem da história tão fundamental para a nossa literatura de Vinicius de Moraes”, declarou Erika Tank.
Conforme condições estabelecidas em regulamento próprio, somente serão considerados os textos entregues pessoalmente na Escola Legislativa Paulo Freire ou enviados por serviço postal até a data final, junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida. O endereço para postagem é Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália, CEP 13484-350.
Será permitida apenas uma dissertação, sendo obrigatória a participação na categoria correspondente ao ano em que o aluno estiver matriculado na instituição de ensino. Outros detalhes do regulamento, como critérios de avaliação e cronograma, devem ser acessados por meio do endereço eletrônico da Câmara: www.limeira.sp.leg.br/concursoredacao2016.

PREMIAÇÃO
Os finalistas que alcançarem os três primeiros lugares de cada categoria, serão agraciados com diplomas na solenidade de premiação realizada no dia 21 de outubro. Os professores dos candidatos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão diplomas, bem como suas respectivas escolas.
O concurso tem caráter exclusivamente cultural e educativo, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento para permitir a participação. As redações vencedoras e a cerimônia de premiação serão amplamente divulgadas pelo sistema de comunicação da Câmara Municipal, pela Escola Legislativa e pelos veículos de comunicação local.
A Comissão de Vereadores responsável pela organização da atividade junto à Escola Legislativa Paulo Freire é presidida por Erika Tank, tendo Farid Zaine e Ronei Martins como membros.

PALESTRA
Para fortalecer os argumentos que serão trabalhados nos textos e também discutir o tema do concurso de redação Vinicius de Moraes, a Escola Legislativa Paulo Freire apresenta uma palestra/debate com Paulo de Godoy, que é professor de geografia humana da Unesp, de Rio Claro, aberta a todos os interessados, não apenas aos estudantes que podem participar da atividade, no próximo dia 7, a partir das 19h, no Plenário da Câmara. Um dos eixos temáticos que será explorado por Godoy é “Migrações e Direitos Humanos”.
“Acreditamos que, além de oferecermos boas bases aos alunos que querem participar do concurso, também teremos a chance de acompanharmos um conhecedor de assuntos voltados à migração e aos direitos humanos, e debater ideias com ele. Será bem interessante”, declarou a diretora da Escola Legislativa, Mara Jaqueline de Oliveira.
A Câmara fica na Rua Pedro Zaccaria, 70 – Nova Itália.

Comentários

Notícias relacionadas