Capivari: CCZ atende mais de 150 animais


Destinado ao atendimento de animais doentes, machucados, agressores e sem proprietário, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Capivari atende hoje 100 cães e 55 gatos. No local, a equipe composta por oito funcionários, recebem e cuidam de animais com quadro de zoonoses, ou seja, com doenças que podem ser transmitidas aos humanos. Alguns exemplos são: Leishmaniose, Leptospirose, Raiva, Sarna, Toxoplasmose, entre outros.

Vale ressaltar que o CCZ não realiza atendimento veterinário ou acolhimento de animais domiciliados ou sadios. A castração é disponibilizada apenas para os bairros mais carentes, como: São Luís, Moreto, Balan, Santa Tereza d’Ávila, Ribeirão e Santa Rita de Cássia (próximo ao trevo de Elias Fausto). Para solicitar, o morador pode entrar com contato com o Centro pelo telefone 3492-3303.

O CCZ atende muitos casos de agressão ou abandono de animais. “Nós recebemos diversos tipos de denúncias e realizamos o recolhimento. Aqui eles recebem tratamento e são bem alimentados. Tivemos cães que chegaram aqui desnutridos e doentes e hoje estão saudáveis”, contou a diretora, Maísa Assalin de Camargo. De acordo com ela, o local recebe limpeza duas vezes por dia e a ração é da melhor qualidade.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, a presença do setor de zoonoses no município de Capivari é de extrema importância. “É uma questão de saúde pública. Cuidando de animais doentes nós estamos prevenindo a transmissão de doenças para a população. Tudo é feito com muito carinho pelos profissionais que se empenham para deixar os animais sadios”, ressaltou.

O CCZ também realiza periodicamente Feira de Doação de Animais na Praça Central. Porém, os interessados em adotar também pode ir até o Centro que fica localizado na Rodovia Antonio Kanela Forti, s/n, Morro Amarelo. Adotando um animal o proprietário tem direito a castração gratuita.

Denúncias de maus-tratos ou abandono podem ser feitas na Ouvidoria pelos telefones: 0800 771 3365 ou 3492-9205

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas