Americana: MAC abre inscrições para oficina de roteiro de ficção e documentário

 


A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, em parceria com o Programa Ponto MIS, do Museu da Imagem e do Som, está com inscrições abertas para a oficina roteiro de ficção e documentário, que acontece no dia 23 de setembro, das 13 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro no MAC (Museu de Arte Contemporânea), pelo telefone (19) 3408-8034 e também pelo e-mail mac@americana.sp.gov.br

 

Vinte e cinco vagas estão disponíveis e é preciso ter acima de 12 anos para participar. A oficina visa apresentar conceitos e estratégias de construção do roteiro, tanto de ficção como de documentário. Com a exibição de trechos de filmes, os alunos refletirão sobre as diferentes abordagens possíveis a partir de uma mesma ideia, e os limites do documental e do ficcional. Os participantes desenvolverão exercícios de criatividade narrativa e de síntese, a partir de imagens, sons e textos. Ao final da oficina, terão uma visão global da função do roteiro em um filme, sua forma e suas especificidades, sendo encorajados a desenvolver seus projetos pessoais.

 

O curso será ministrado por Daniel Chaia, formado em Cinema e Vídeo pela ECA-USP. Entre seus roteiros de ficção, destacam-se Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach e Garoto Cósmico, de Alê Abreu. Entre seus roteiros de documentário, Rita Cadillac – a Lady do Povo, de Toni Venturi e Meu Amigo Cláudia, de Dácio Pinheiro. É diretor e roteirista de curtas como De Resto, Na Pista do Apito e Borboletas Indômitas. Em 2012, teve o conjunto de seus curtas exibido na abertura do 7º Cine Mube Vitrine Independente. Também atua como assistente de direção, tendo desempenhado a função em 11 longas metragens.

 

O MAC fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), à Avenida Brasil, nº 1293, Jardim São Paulo.

 

Unidade de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas