Biografia de Florinda de Moraes Bignotto será lançada na Estação Cultural

Evento será na sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 20h, com a presença da autora Marineuza Lira

 

O resgate da história de uma moradora de Santa Bárbara d´Oeste com uma trajetória digna de um livro. Essa foi a inspiração para a jornalista Marineuza Lira escrever a obra “Flor Linda – Biografia de Florinda de Moraes Bignotto”. O lançamento será na próxima sexta-feira, 14 de novembro, na Estação Cultural, a partir das 20h, com entrada gratuita.

 

A personagem Florinda de Moraes Bignotto foi uma senhora de vida simples, que morou bastante tempo em Santa Bárbara d´Oeste. A autora retrata em sua obra a luta de Flor – como era chamada – para criar os sete filhos, as dificuldades e a superação da morte de uma filha de 15 anos. A ideia de registrar a trajetória partiu do historiador barbarense Antônio Carlos Angolini, que conviveu por muito tempo próximo à Flor e a sua família.

 

Florinda nasceu em 24 de outubro de 1918 e morreu em 4 de maio de 2006. “Não cheguei a conhecer a Flor pessoalmente, escrevi o livro com base nas gravações que o Angolini fez com ela em 2004. Ele me ajudou com a pesquisa e eu registrei a memória também baseada em depoimentos da família, além de resgates que fiz nas outras cidades onde ela morou, como Monte Mor, Iracemápolis, Piracicaba e Americana”. O convite para a jornalista escrever o livro surgiu em 2008, depois de muita pesquisa e alguns intervalos, Marineuza finalizou a obra em agosto de 2013.

 

“É uma alegria imensa fazer um dos eventos de lançamento da obra na cidade em que a Flor viveu por mais tempo, por isso tenho boas expectativas para que a biografia tenha um alcance maior em Santa Bárbara”, explica a autora. Segundo ela, é uma tendência literária escrever sobre a vida de pessoas anônimas. “A ideia é resgatar a história e deixar marcada a trajetória de uma pessoa, principalmente para a família”.

 

Marineuza Lira é formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fez pós-graduação em psicopedagogia pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano) de Americana, e há cerca de dois anos é membro do Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, de Americana. Atualmente, cursa pós-graduação em jornalismo literário, em São Paulo, pela EPL (Educação, Comunicação e Desenvolvimento Humano), instituição ligada a Favi (Faculdade Vicentina), de Curitiba, no Paraná.

 

“Flor Linda – Biografia de Florinda de Moraes Bignotto” é a segunda obra de Marineuza Lira. O primeiro livro, lançado em 2008, conta a história do barbarense Décio Jacintho Ribeiro, um voluntário do Esporte Clube União Agrícola Barbarense. “Agora estou trabalhando em um livro de crônicas com bastidores da política de Nova Odessa”, conclui.

 

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.
SERVIÇO:

Lançamento do livro: “Flor Linda – Biografia de Florinda de Moraes Bignotto” (Paco Editoral, 148 páginas) – Marineuza Lira

Dia: 14 de novembro, sexta-feira

Horário: 20h

Local: Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste – Av. Tiradentes, 02, Centro. 3455-4830.

Entrada gratuita

Comentários

Notícias relacionadas