Pedalada no Dia Mundial da Diabetes : Bicicleta na Prevenção e Qualidade de Vida, nesta Sexta feira.

O *Pedala SBO*, realiza a *PEDALADA AZUL  #SouConsciente,* em apoio a *Campanha Mundial do Diabetes* com o Tema “ Vida Saudável  ” em parceria com a *ADSB – Associação de Diabéticos* de Santa Bárbara d´Oeste SP, Prefeitura Municipal, Núcleo de Educação e Saúde, apoio da FID – Federação Internacional do Diabetes e a ANAD – Associação nacional de Assistência ao Diabético, na praça central Cel. Luiz Alves, no município.

O objetivo dessas atividades é contribuir com o programa global, levando cidadãos, familiares, amigos, diabéticos, instituições e governo a se preocuparem com a prevenção e controle da Diabetes, além de integrar a família, a comunidade em geral, despertando em todos os  participantes a importância da alimentação saudável, atividade física, resgatando assim,  hábitos saudáveis e participação da sociedade no diálogo sobre o tema. Promover  ações consistentes e educativas, sobre Cidadania e melhor qualidade de vida, fomentar o uso da Bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, assim, ter uma população mais saudável.

 

Na Praça Central, após a chegada os Ciclistas receberão atendimento como Detecção de Diabetes, Aferição da Pressão Arterial, , Nutrição, IMC, Orientação com Podologas. Haverá às ( 10h ) Bate Papo sobre Benefícios da Bicicleta para a Saúde, Mobilidade Urbana, uso da Bicicleta na Cidade, Como Pedalar com Segurança, Comportamento do Ciclista no Trânsito, Direitos e Deveres, seu Papel na Sociedade e às ( 11h ) Oficina Aprendendo a Pedalar, Atividades Motoras para todas as idades e pessoas interessadas, à aqueles que querem aprender, ou estão voltando a pedalar, com dicas e orientações sobre importância de pedalar, postura correta, benefícios para saúde,  orientação de manutenção da Bicicleta, além de Exposição de Plantas Medicinais, Varal Educativo realizados  por alunos da rede municipal de ensino.

Os atendimentos estarão disponíveis à toda população e serão realizados pela Faculdade Nutrição – FAM, Faculdades Anhanguera, Escola Técnica Prof. José Dagnoni; parceria do Jornal Diário, Projeto Feira Livre e Guarda Municipal.

 

 

O ATO de PEDALAR traz inúmeros benefícios como : 1 – Contribui para a diminuição da glicemia no sangue, e sendo assim ajuda no controle de diabetes, além de tonificar os vasos sanguíneos, que por consequência ajudam na diminuição da pressão arterial evitando complicações em vários sentidos, 2 – Sistema Imunológico Também é favorecido pelas pedaladas, pois eleva a produção de glóbulos brancos ajudando assim o organismo a se defender de vírus e bactérias, 3 – Melhora da Respiração, a frequência cardíaca aumenta e com isso ajuda a melhorar a oxigenação dos pulmões e dos tecidos e muito outros benefícios, como fortalecimento dos músculos entre outros. Se você não tem o hábito de pedalar, comece devagar, com 20 minutos por exemplo e ir aumentando o tempo gradativamente.

Não se deve cometer exageros, mesmo que você já  pratique esse exercício procure não exceder seus limites e o mais importante, antes de qualquer atividade física o ideal é que você consulte o seu médico.

 

 

 

CAMPANHA MUNDIAL DE DIABETES

 

O Dia 14 de Novembro,  foi criado em 1991, pela Federação Internacional do Diabetes, a data tornou – se oficial pela ONU (Organização das Nações

Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas

61/225 e foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a idéia que levou à descoberta da insulina em 1921. Conscientizar a população mundial sobre os perigos da doença, caracterizada pela falta ou excesso de glicose no sangue. De acordo com pesquisas em 2010 existe cerca de 246 milhões de Diabéticos no mundo, a cada 10 minutos 02 pessoa recebem o diagnóstico, no Brasil há cerca de 12milhões e somente 46% são diagnosticados, e em Santa Bárbara d´Oeste tem aproximadamente 12mil portadores. O desconhecimento dos sinais e sintomas, torna o problema ainda mais grave, desenvolvendo complicações crônicas e tem atingido cada vez mais a população infantil e jovem.

 

Os objetivos específicos da Campanha Mundial são: Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações, Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações, Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações, Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce, Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2 e Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

 

A atividade física contribui a captação da glicose pelo músculo aumenta, sem precisar da ação da insulina, diminuição do stress, controle da pressão arterial, libera a endorfina que contribui para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes verem a vida com outros olhos,  proporciona um ambiente mais agradável para todos, o importante é fazer 30 minutos de ritmo leve ou moderado.

 

O DIABETES

 

 

 

O Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, ou seja, deficiência na produção de insulina ( hormônio produzido pelo pâncreas ). Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas.

Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no

sangue: HIPERGLICEMIA. Os índices ideais são : 110mg/dl ( antes das refeições –  jejum ), e 140 mg/dl após refeições, acima disso estado de risco.

 

 

 

Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnostico precoce do diabetes é importante, pois o tratamento evita sua complicações. Quando presentes os sintomas mais comuns são: 1 – Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar, 2 – Sede excessiva, 3 – Aumento do apetite, 4 – Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva, 5 – Cansaço, 6 – Vista embaçada ou turvação visual e 7 – Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.

 

No diabetes tipo 2 estes sintomas quando presentes se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas. Ao contrário no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rapidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento.

Quando o diagnostico não é feito aos primeiros sintomas os portadores de diabetes tipo 1, podem até entrarem em coma, ou seja perderem a consciência, uma situação de emergência e grave.

 

Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames. Diagnóstico, um simples exame de sangue, mais comum é feito com uma gota de sangue e glicemia capilar, não demora mais que 3 minutos para saber o resultado.

 

Para participar, algumas recomendações são importantes, como regulagem dos freios, uso de protetor solar, hidratar – se com água e frutas 30minutos antes de pedalar.

 

 

 

Fazer uso da Bicicleta como alternativa de transporte e deslocamentos, além de proporcionar melhoria direta na saúde, promove qualidade de vida e traz inúmeros benefícios, como :  Economia de dinheiro, Economia de tempo, Menos stress nos trajetos, Mudança significativa no Humor, melhora a Produtividade no trabalho / estudos, contribui para Qualidade do ar e torna a Cidade mais Segura e Humana.

 

 

 

Circulo AZUL

 

Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.

A Escolha da Cor

 

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

 

Novembro Azul

 

 

Aproveitando a oportunidade das atividades, o evento fará parte da Campanha Mundial de Conscientização “ Novembro Azul ”, sobre a Diabetes com apoio da ADSB – Associação dos Diabéticos em Santa Bárbara d´Oeste SP.

 

COLABORE, fazendo Iluminação Azul, prédios, monumentos e  espaços Públicos, Instituições, comércio, escolas, residências, vista o Azul nessa semana, etc.

 

 

 

*Serviço :*

 

 

 

*Pedalada Azul  #SouConsciente*

Quando: Sexta feira  14 de Novembro  2014

*8h > Pedalada Azul – Vida Saudável*

*9h > Atendimento como exames, dicas e orientações na Prevenção e Controle

Diabetes*

*10 > Bate Papo : Benefícios da Bicicleta para Saúde*

*11h > Como Pedalar com Segurança na Cidade*

Local : Praça Cel. Luiz Alves – Centro

Evento Gratuito

Comentários

Notícias relacionadas