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As principais técnicas de copywriting para usar e alavancar vendas

O copywriting é um termo que tem se popularizado cada vez mais, em grande parte por sua utilização em textos publicitários e de marketing. Ademais, essa técnica de redação tem se tornado essencial em qualquer estratégia de uma empresa.

O termo que se originou nos Estados Unidos, trata-se de uma técnica de escrita focada na venda, através de anúncios, landing pages, bem como qualquer outra técnica utilizada com o objetivo de vender ou convencer o consumidor sobre um produto, como um bloquete de cimento.

Tratam-se de termos persuasivos, que tem como principal característica a habilidade de envolver o usuário na leitura e despertar uma sensação de necessidade e interesse para consumir o produto ou serviço que está sendo apresentado.

Dessa maneira, você consegue aumentar consideravelmente as vendas de uma empresa, uma vez que gera um interesse real de pessoas no conteúdo que está sendo apresentado, seja em um site ou blog, nas redes sociais da empresa ou qualquer outro local.

Entenda mais sobre essa área de atuação

O profissional que se especializa nesse tipo de texto consegue criar materiais extensos para adicionar em um conteúdo próprio, como um site, mas também é capaz de colocar pequenos textos nas redes sociais que tenham impacto na divulgação.

Não existe uma formação específica para o copywriter, profissional que utiliza da técnica para escrever material de publicidade para, por exemplo, uma empresa de forma de fazer bloco de cimento preço.

Entretanto, esse tipo de conhecimento não surge da noite para o dia. É preciso compreender suas necessidades e possibilidades.

Além disso, é importante saber diferenciar o copywriting da redação publicitária. O primeiro possui uma chamada à ação mais direta e forte, enquanto a segunda lida de maneira mais suave com o engajamento aos clientes.

Embora seja muito funcional a longo prazo, a melhor técnica para resultados rápidos ainda é o copywriting, que age mais diretamente na fonte da situação e gera engajamento. Por conta disso, é comum encontrá-la como base de elementos de inbound marketing.

Para ajudar a criar bons textos dentro do copywriting, uma das melhores maneiras de conseguir atingir o público certo é a estratégia conhecida como AIDA. Esta é uma fórmula muito comum dentro do marketing, com efetividade comprovada.

O modelo AIDA tem esse nome por conta de um acrônimo das etapas de execução da tarefa, que são:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Com esse processo, você é capaz de fazer uma pessoa ir do ponto A para o ponto B em uma situação, conseguindo muitas vezes a conversão de seus clientes usando esse tipo de estratégia para, por exemplo, uma central de alarme de incêndio.

O primeiro ponto do texto em copywriting é chamar a atenção de seu consumidor. Dessa maneira, você conseguirá o foco da pessoa para o assunto que você quer comunicar, o que deve ser conquistado logo nos primeiros segundos.

A partir desse ponto, você precisa trabalhar para manter o interesse no assunto. Um discurso interessante e que chame a atenção é fundamental para isso. Depois de começar o diálogo, é necessário despertar o interesse no cliente.

É preciso que o consumidor entenda que precisa do produto ou serviço que está sendo oferecido, bem como que entenda o motivo pelo qual ele precisa consumir com sua empresa.

Criar o desejo de compra é um dos principais elementos do copy, e deve ser trabalhado com muito afinco para conseguir vender melhor, seja uma tela de proteção para gatos ou algo maior e mais caro.

Assim, se a condução do cliente nas etapas anteriores for bem sucedida, a ação acaba sendo o momento de engajar em uma negociação e, de fato, conquistar a venda que você estava buscando anteriormente.

Dessa maneira, você consegue uma conversão muito mais assertiva, encaminhando o usuário durante todo o processo através de suas interações diretas.

Veja como aplicar o copywriting

Algumas técnicas de copywriting são fundamentais para alcançar sucesso com seu planejamento. Embora cada situação seja única, usar estas técnicas padronizadas como base pode gerar uma interação muito interessante.

Aplicar o copywriting é um processo que precisa de muito preparo e inteligência da parte do escritor, para que ele consiga em uma mensagem curta exatamente o objetivo que estava buscando alcançar.

Conheça seu produto

O primeiro passo para você criar um bom texto de copy é entender e conhecer muito bem o produto ou serviço que você está oferecendo.

Essa técnica utiliza a chamada à ação para incentivar os consumidores a procurarem especificamente o que você está oferecendo, por exemplo, um fechamento de varanda com vidro.

Para conseguir um bom engajamento dessa maneira, é fundamental que você saiba como explorar suas ferramentas para conseguir passar a informação adiante. Ou seja, é necessário apresentar os diferenciais de seu produto no mercado.

Em um ambiente competitivo, onde cada vez mais empresas surgem de todos os elementos, saber trabalhar bem esse tipo de ação é fundamental. Aproveite para mostrar como seu produto ou serviço pode ser útil para os clientes.

Aqui, qualquer interação deve demonstrar autoridade sobre o produto que você está buscando, para que consiga oferecer de maneira ideal esse tipo de ação. Muitas vezes, explorar seus recursos é a chave para conseguir um sucesso maior.

Conheça seu público

Não adianta escrever um excelente texto se você não souber para quem entregá-lo. A definição de seu público é um dos mais importantes passos para conquistar um sucesso com ações de interação.

O primeiro passo é identificar seu público-alvo. Trata-se do grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, que tem uma maior propensão a consumir seus produtos como um box blindex banheiro.

Esse tipo de público pode ser segmentado de várias maneiras, como gênero, classe social, entre outros.

Entretanto, ainda que essa segmentação já de uma boa limitada em seu público, o ideal é se aprimorar ainda mais, criando técnicas personalizadas. Para garantir a efetividade destas ações, é preciso utilizar o conceito de persona.

Uma persona é a idealização de um cliente. Trata-se de uma figura que pode ser muito melhor explorada, uma vez que ela é quase um ser humano real. Além de informações básicas, como nome, endereço e profissão, você precisa ir muito mais fundo.

O grande diferencial desse tipo de técnica é a construção psicológica de sua persona. Trata-se de criar para ela uma mentalidade completa, com medos, sonhos, anseios e desejos. Quanto mais detalhado for, melhor será a resposta.

É importante pensar que a construção de uma persona deve ser feita com base em transações anteriores e estudos do público-alvo.

Um empreendedor sabe bem que não deve tirar da cabeça uma persona, principalmente porque o ambiente competitivo do mercado não permite falhas e atrasos por conta de erros de cálculos.

Com essas informações em dia, você saberá exatamente como engajar o seu público. Isso significa que você terá em mãos alguns detalhes importantes, como a hora onde é mais provável suas ações surtam efeito.

Além disso, esse contato permite uma identificação do tipo de ação que tem maior assertividade, além de compreender o tipo de comunicação e linguagem que o consumidor de bobina de papel para plotter, por exemplo, tem preferência.

Mostre seus benefícios

Uma das principais estratégias do copy é mostrar o quão superior seu produto ou serviço é em comparação com outras marcas no mercado, bem como apresentar ao cliente a necessidade de consumi-lo.

Por isso, mostrar os benefícios do produto é uma das maneiras mais diretas e claras de conquistar um espaço maior na mídia. Ou seja, faça uma divulgação certeira sobre sua empresa de bobina de filme stretch, principalmente para colher bons resultados.

É importante que o consumidor entenda com muita clareza quais vantagens ele possui por escolher sua marca de produtos ou serviços, para que a tomada de decisões dele seja muito mais simples.

Ainda que existam dúvidas na hora de consumir, você pode usar uma série de estratégias que façam com que o consumidor entenda todo o potencial de utilizar seu produto ou serviço, ficando assim muito mais próximo a sua marca.

Uma boa estratégia para essa linha de ação é usar os depoimentos de clientes satisfeitos em operações anteriores, aumentando assim a credibilidade da empresa e fazendo-a se tornar uma liderança no mercado.

Considerações finais

Embora seja razoavelmente moderno, o copywriting já se tornou parte fundamental do trabalho de qualquer empresa ou agência de marketing.

Trabalhar em cima desse formato acaba sendo muito vantajoso para qualquer empresa que deseja aumentar sua capacidade. Com essas ações, o número de clientes acabará aumentando consideravelmente.

Neste caso, quanto melhor forem os textos de chamada para ação, mais qualificados seus clientes ficarão, permitindo que sua empresa se torne uma liderança no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.