19 de abril de 2024

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Como desenvolver um produto digital?

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Com o mundo em constante evolução tecnológica e a chegada da era da internet, diversas pessoas começaram a empreender e desenvolver o seu próprio produto digital, independentemente se abrirão uma marca que o produzirá ou venderão para outra empresa.

 

Então, o texto de hoje abordará diferentes formas de como desenvolver um produto digital em meio a um mercado tão competitivo, além de enumerar algumas etapas importantes que devem ser cumpridas para uma maior chance de sucesso do item.

 

Um dos maiores investimentos que qualquer pessoa pode fazer é transformar o seu conhecimento em um produto ou serviço, ou seja, em algo que pode ser mensurado e comercializado, mesmo que seja algo como curso de brigada de incêndio.

 

Tal ideia é muito boa principalmente pelo fato de você já ter muito conhecimento na área, podendo investir em uma especialização, ter foco no que queira abordar ou investir em outros aspectos da marca ou do próprio produto digital.

 

Para isso, algumas técnicas e etapas precisam ser seguidas e podem ser extremamente úteis para que você comece a desenvolver seu próprio curso ou conteúdo de tela de arame galvanizado, por exemplo, ou qualquer outro.

 

Sem mais delongas, vamos entender um pouco mais a fundo quais são essas etapas e como elas funcionam.

Os pilares do desenvolvimento digital

A definição de projeto é uma tarefa que tem um período de tempo finito para ser completa, utilizando assim os recursos disponíveis da empresa, criador ou desenvolvedor, para que a demanda seja cumprida dentro dos parâmetros e prazos estipulados.

 

Com o desenvolvimento de seu produto digital não é diferente, afinal, ele é um projeto que, mesmo que funcione durante muito tempo, necessita de um começo, meio e fim de suas etapas para ficar completo e o mais funcional possível.

 

Sendo assim, independentemente se utilizará para lançar cursos sobre montagem de quadro elétrico trifásico ou a mais nova sensação do marketing, primeiramente você deve saber sobre a primeira etapa do desenvolvimento de produto digital.

01 – Conheça bem o seu cliente

Conhecer o seu cliente e entender o que ele precisa é o primeiro passo para qualquer empresa que queira crescer frente ao mercado atual, que é muito competitivo e busca sempre se manter atualizado e estar a um passo à frente das concorrentes.

 

O seu produto deve partir do princípio que ele supre uma necessidade do cliente, seja ela mais voltada ao âmbito profissional ou de lazer, mesmo que seja um carpete em placas para a empresa de alguém. Você e seu negócio devem saber disso e explorar tal vantagem.

 

Então, ao começar a desenvolver o seu produto, é importante ter alguns pensamentos em mente, como:

 

  • Qual o diferencial do produto?
  • Qual é o público-alvo?
  • Como ele será divulgado?
  • Quais os pontos fortes e fracos do produto?

 

É sempre bom ter essas reflexões em mente e saber respondê-las de maneira simples e direta e, conforme o desenvolvimento do produto estiver em andamento, você pode ir adicionando mais detalhes, de acordo com planejado pelo seu negócio.

 

Sempre pense, primeiramente, no macro do produto, no contexto geral dele, para que assim, o processo micro seja desenvolvido com calma e sabedoria, evitando erros comuns de pessoas que não procuram descobrir mais sobre como funciona o mercado.

 

Então, seja um produto voltado para ralo de aço inox ou voltado para tecnologia, tudo dependerá do tempo disponível, valor investido e o quão bem foi planejado o produto para o seu sucesso. Portanto, atente-se a isso.

02 – Saiba como conquistar o seu cliente

O meio digital é um pouco diferente do meio tradicional de vendas, tanto pela forma como os produtos são comercializados, como o conteúdo que é entregue ao cliente e a forma como funciona o seu relacionamento com ele no pós-venda.

 

Quando o assunto é o meio digital, é necessário que, mesmo o cliente interagindo de forma tecnológica contigo e sua equipe, que ele se sinta único e especial, e que o atendimento seja personalizado e o mais humano possível.

 

Isso significa que o contato com o cliente, na grande maioria das vezes, é antes, durante e depois das suas vídeo aulas de piso vinílico instalação, por exemplo.

 

Portanto, a criação de um ambiente que concentre todas as pessoas, juntas, para tirar dúvidas, comentar sobre os vídeos (caso seja uma plataforma de aulas online, por exemplo) e a possibilidade de interação de usuários é extremamente única e necessária.

 

Tal atitude aproxima os clientes da sua empresa e aumenta a probabilidade de você e sua equipe conseguirem conquistá-los por meio de um atendimento personalizado e mais humano, conforme conversado anteriormente neste tópico.

 

Pense também em formas de design que chamem a atenção e sejam atrativas, independentemente se o assunto dessa central seja sobre produtos cosméticos caseiros ou sobre recarga de extintores segura.

 

Todos gostam de um ambiente agradável e bonito, portanto, capriche.

03 – Saiba oferecer suporte a seus clientes

Mesmo após a compra do produto e você criando a central para atender seus clientes de forma mais efetiva e tirar possíveis dúvidas, sempre é bom expandir esse contato para outras frentes, assim abrangendo o máximo de pessoas de todas as maneiras possíveis.

 

A criação de um fórum feito somente para reclamações e sugestões pode ser uma boa ideia, assim o cliente sentirá que sua empresa é diferente e realmente se preocupa com o que ele tem a dizer sobre a laje painel treliçado ou qualquer outro produto.

 

O fórum pode ser de extrema ajuda por dois motivos: o primeiro é que sua empresa consegue centralizar as reclamações e sugestões em um único lugar e, dessa forma, fica mais fácil para realizar um filtro de informações, aplicando-as depois.

 

O segundo é que os próprios usuários podem se ajudar, cabendo a você e sua equipe trazerem a solução oficial, confirmando o que muitos outros podiam já saber. Tal atitude aumenta a interação dos usuários, dando ainda mais força ao tópico anterior.

04 – Utilize as redes sociais

Este tópico está mais voltado à parte de marketing e divulgação do seu produto digital que, com toda certeza, faz parte do seu desenvolvimento, afinal, de nada adianta ter o melhor que o mercado pode oferecer se ninguém conhece ou sabe da sua existência.

 

As redes sociais antes eram uma ferramenta de lazer e entretenimento, mas há alguns anos isso vem mudando. Hoje, qualquer empresa que tenha como objetivo expandir a marca e crescer mais e mais deve utilizar das redes como ferramenta de marketing e divulgação.

 

O maior motivo de tal hábito e mudança de utilização, deve-se principalmente por a maioria das pessoas que utilizam a internet terem alguma rede social, independentemente se utilizam como forma de lazer ou de forma profissional.

 

Ou seja, todos estão nelas e todos os assuntos são comentados, mesmo os de nicho em seus respectivos grupos. Pode-se dizer que é o centro onde todas as pessoas se reúnem para discutir e conversar, mesmo que nem sempre de forma tão amigável.

 

Claro que cada rede social é diferente uma da outra, e você deve estudar como divulgar o seu produto em cada uma delas, utilizando a linguagem que melhor se adapta à rede social e, obviamente, qual rede social melhor se adapta ao seu estilo de negócio.

 

Portanto, se quer atrair mais público e ter um feedback quase que imediato sobre seus trabalhos, além da sua central e fórum, uma página nas redes pode ser o ideal. Estude essa possibilidade, pois o alcance delas é bastante imenso e pode te ajudar.

Considerações finais

No texto de hoje, abordamos as inúmeras formas de desenvolver um produto digital, como a abordagem é diferente da tradicional, além de algumas dicas e orientações de como fazer e o que não pode faltar para que o sucesso venha de forma orgânica e natural.

 

O mundo está em constante mudança e evolução e, esse modo de empreender e tornar um conhecimento algo monetário e mensurável veio muito bem a calhar e continua ajudando muitas pessoas ao redor do globo de diversas maneiras possíveis.

 

Claro que o tema pode variar bastante dependendo do seu planejamento, tempo disponível, capital investido e público que deseja atrair e engajar, mas independentemente de todas essas informações, ainda é possível realizar um bom trabalho com as informações disponibilizadas.

 

Utilize o que melhor se encaixar com o seu estilo de negócio e adapte as informações e táticas à realidade do seu negócio, afinal, somente você conhece a sua empresa melhor que ninguém e saberá o que fazer e para onde deve guiá-la.

 

Agora, resta sentar e analisar como está o mercado referente ao seu ramo de trabalho e começar a planejar desde já como realizará a divulgação e desenvolvimento do seu produto digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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