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As oportunidades das redes sociais para pequenos negócios

Há tempos que as redes sociais se tornaram indispensáveis para o sucesso de qualquer tipo de negócio, principalmente, no que diz respeito ao seu marketing digital.

Não podemos deixar de dizer que o marketing pela internet se tornou o principal recurso de divulgação de uma marca, dos seus produtos e dos seus serviços, ultrapassando até mesmo as estratégias tradicionais, como rádio e TV.

Ele funciona por meio de práticas que podem ser veiculadas por diferentes canais, como sites, blogs e, claro, as redes sociais. Essas plataformas são indispensáveis, pois não estar presente nelas pode colocar em dúvida a sua credibilidade.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, permitem que as organizações interajam com seus seguidores, facilitando não apenas a divulgação delas e do que têm a oferecer, como também a comunicação, algo muito importante.

As empresas que desejam alcançar os seus objetivos com mais velocidade não podem descartar as redes sociais, pois elas aumentam a visibilidade, o número de clientes e também as vendas.

Portanto, traduzem-se como a oportunidade perfeita para crescer a marca. Mas nem todos os negócios, principalmente os que estão começando agora, sabem como usar essas plataformas, e é sobre isso que vamos falar aqui.

Importância das redes sociais para os pequenos negócios

Existem dois objetivos muito comuns entre os pequenos negócios: autoridade e visibilidade, afinal, eles têm um mercado muito competitivo para vencer.

Para o marketing digital, um dos canais mais importantes são as redes sociais, visto que mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas nelas no Brasil. Ou seja, é muita gente.

Para uma loja de tanque inox usado ou qualquer outra marca, é necessário promover a empresa nas redes sociais, fazendo uso das melhores estratégias, como os conteúdos relevantes que estimulam a interação e o engajamento.

É dessa forma que conseguimos captar novos clientes e expandir a atuação da companhia em novos mercados. E tudo isso, além de aumentar o número de vendas, também melhora a autoridade da marca perante a concorrência.

A importância das redes sociais pode ser explicada quando olhamos para os benefícios que elas trazem, como aumento da visibilidade da empresa.

Aliás, esta é uma razão básica para apostar nesses sites, pois existem práticas, como o impulsionamento de conteúdos que faz com que suas publicações atinjam milhares de pessoas interessadas no que você vende.

Por exemplo, uma fabricante de oleo para alta temperatura impulsiona um post, e com isso cria uma ação simples, rápida e segmentada, levando-o até as pessoas com base em sua localização, preferências, idade entre outros dados.

Quanto mais visível a empresa está nas redes sociais, mais oportunidades de venda ela gera. Esta é uma consequência natural, principalmente tendo em vista que o consumidor moderno está habituado a solicitar orçamentos virtuais.

Além disso, as compras pelas redes sociais já se tornaram um hábito, e elas não dizem respeito apenas aos produtos físicos, mas também a variados tipos de serviços, como:

  • Cursos on-line;
  • Consultorias;
  • Assessorias;
  • Limpeza;
  • Entre outros.

Independentemente do segmento de atuação, é perfeitamente possível, como no caso de uma empresa de teste de estanqueidade por queda de pressão, aumentar as vendas usando as melhores estratégias nas redes sociais.

Também é por meio delas que uma companhia consegue estreitar sua relação com o público-alvo, pois pode participar do cotidiano das pessoas.

Com isso, algumas particularidades que ajudam a entender os seus gostos, hábitos, desejos, comportamentos e opiniões, são descobertas.

Tendo essas informações em mãos, os negócios conseguem adaptar seus produtos e serviços, atendendo às expectativas de seus consumidores e oferecendo a melhor experiência.

Além disso, também é possível melhorar o atendimento ao cliente e estratégias que favoreçam o diálogo.

Essas plataformas também são uma chance para fazer seus conteúdos viralizarem rapidamente. Ao usar alguns tipos como humor ou os emocionantes, eles são rapidamente disseminados.

Pelo fato de as redes sociais serem bons canais para aumentar o engajamento entre público e marca, elas se tornam o caminho perfeito para conduzir os usuários até o site da empresa.

Por exemplo, se uma desenvolvedora de ERP para pequenas empresas utiliza botões ou links que direcionam as pessoas para o seu site institucional, consegue aumentar o tráfego de visitantes e as chances de conversão.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é essencial saber usar as melhores estratégias de marketing nas redes sociais. Vamos falar mais a seguir.

Conheça as melhores estratégias

Para divulgar e fazer o seu negócio crescer, é preciso usar algumas estratégias de marketing digital nas redes sociais. E dentre elas estão:

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é essencial para as empresas que buscam, além de vender, atrair mais consumidores, educando e informando o público-alvo.

Só que além de fazer isso, essa prática agrega valor aos produtos e serviços, sem falar da própria marca. Trata-se da produção de materiais relevantes embasados em pautas que são do interesse do público. E eles podem assumir diferentes formatos, como:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Áudio;
  • Infográfico;
  • Entre outros.

Além de ser uma boa estratégia nas redes sociais, o marketing de conteúdo também leva as pessoas a acessarem o site ou blog da organização, contribuindo para aumentar o seu tráfego.

Um consultório de fisioterapia em Osasco, por exemplo, pode usar essa prática para atingir diferentes objetivos, como educar o público-alvo, fortalecer o seu valor e apresentar, de forma detalhada, seus produtos e serviços.

Sorteios e Campanhas

Os sorteios e campanhas são ótimas opções para quem deseja destacar seus produtos e serviços e, claro, a marca nas redes sociais.

Elas estimulam os seus seguidores a realizarem uma ação que você deseja, como curtir, comentar e compartilhar uma publicação, o que aumenta a relevância do seu perfil na plataforma.

Ao fazer isso, cada seguidor passa a concorrer a um prêmio, mas este deve ser do interesse das pessoas, caso contrário, a aderência da sua audiência será muito baixa.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos são ótimas estratégias para dar mais visibilidade à marca, o que efetiva a sua divulgação, e também para você ganhar tempo enquanto as práticas orgânicas não trazem resultados.

Esse tipo de anúncio aparece em espaços diferentes na rede social, mas é bastante focado em um público específico, principalmente naquelas pessoas que em algum momento demonstraram interesse.

Se, por exemplo, uma fabricante de coletor de urina investe em marketing de conteúdo juntamente com os anúncios pagos, tem em mãos uma das ações mais potentes e com os melhores resultados.

Só que para criar uma campanha paga bem-sucedida, é essencial conhecer algumas informações relevantes do seu público-alvo, tais como idade, escolaridade, ocupação, interesses, etc.

Também é importante saber usar as palavras-chave adequadas, pois elas são termos que os seus consumidores utilizam para fazer buscas referentes aos seus produtos e serviços.

É por meio do uso correto desses termos que o seu anúncio pago se torna mais assertivo e encontra os seus potenciais clientes.

Fazer lives

As lives se popularizaram nas redes sociais e também entre as organizações, como no caso de uma fabricante de guarda corpo de alumínio.

Esse formato é uma excelente estratégia de marketing digital porque permite que a empresa exponha melhor as suas ideias. Além disso, consegue interagir instantaneamente com seu público e, com isso, manter uma aproximação.

Saber quais são as percepções, sugestões, críticas e elogios do seu público-alvo é uma maneira de ajustar a companhia às características de seus clientes, e com isso se tornar a preferida, líder de marcado, referência e tudo mais que faça o negócio crescer.

Stories

O stories do Instagram é um ótimo recurso para mostrar um pouco mais sobre o dia a dia da empresa. Isso ajuda a envolver emocionalmente os seguidores e fazer com que eles passem a se interessar mais por ela.

O stories também provoca sendo de urgência e desperta a curiosidade das pessoas, então também é excelente para divulgar promoções relâmpago que ajudam a alavancar as vendas.

Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode lançar uma promoção de cimento no stories sempre que notar que existe uma demanda mais alta de pesquisas sobre cimento queimado valor na plataforma.

Conclusão

Deu para entender que as redes sociais fazem parte do cotidiano das marcas porque elas são importantes para o sucesso das estratégias em marketing digital.

Só que é preciso saber aplicar as melhores práticas para que essas plataformas tragam todos os benefícios que você já conhece.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que vai ficar mais fácil divulgar e fazer o seu negócio crescer, pois você vai usar os melhores canais, estar onde seu público está e investir em estratégias infalíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.