Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

3 dicas para quem quer ganhar tempo na cozinha

Aprenda a preparar refeições de forma mais prática na hora de organizar sua rotina da semana.

 

Para muitos, cozinhar é um prazer. O ato de preparar os alimentos é uma das tradições mais antigas da história da humanidade e envolve diversos outros aspectos culturais de nossa identidade, desde a nossa religião até o nosso posicionamento político.

 

Da mesma maneira, cozinhar também é uma necessidade da vida. Não é segredo para ninguém que, por meio dos alimentos, absorvemos todos os micro e macronutrientes que nosso corpo precisa.

 

Entretanto, em uma rotina corrida, nem sempre cozinhar torna-se uma tarefa fácil, em especial, para quem tem que conciliar lado profissional e doméstico. Nesses casos, é bastante comum que procuremos pratos semicongelados e até entregas por delivery.

 

Apesar de essas serem boas opções, elas não substituem totalmente o desejo daqueles que gostariam de cozinhar, mas têm pouco tempo. Pensando nisso, separamos três dicas para você aplicar no seu dia a dia e otimizar o tempo na cozinha.

Aposte nos alimentos congelados em casa

É verdade que comidas embutidas e prontas com excesso de sódio não fazem bem para a nossa saúde. Ao contrário, alimentos assim podem prejudicar tanto nosso bem-estar físico, quanto mental. A dica inicial é passar longe desse tipo de produto alimentício.

 

Por outro lado, existem maneiras de usar a tecnologia do congelamento a nosso favor. Uma delas é o processo caseiro. Temperos verdes, por exemplo, podem ser picados e congelados previamente. Dessa maneira, você os terá sempre à mão quando for cozinhar.

 

Frutas destinadas ao preparo de sucos também podem ser congeladas, em especial, aquelas que têm bastante água, como a manga e o morango. No caso das cítricas, como a laranja, a acerola e o limão, é melhor fazer uma polpa antes de congelar.

 

Também vale a pena cozinhar grãos que são mais duros, como os feijões. Nesse caso, a dica é não temperar o alimento. Assim, a cada descongelamento e aquecimento posterior, você vai deixá-lo com gostinho de novo.

Invista em utensílios que aceleram o preparo dos alimentos

Se a culinária é um território bastante inventivo, os setores de design de produtos de cozinha atendem às necessidades dessas criações. Existem diversos utensílios específicos para os mais variados preparos. Assim, o primeiro passo é ter certeza de que você tem o básico.

 

Uma boa faca, escorredores, tábua de corte e colheres grandes são o mínimo que você vai precisar. A partir daí, vale investir em utensílios um pouco mais específicos, como espremedor de alho e peneira.

 

Ter esses itens à mão vai reduzir o seu tempo na cozinha porque eles vão auxiliar e acelerar o preparo dos ingredientes que vão compor a sua receita.

Mantenha sua cozinha organizada

Ter os objetos no lugar certo, disponíveis para quando você precisar, também vai reduzir o tempo de preparo dos alimentos. Isso porque a busca por um utensílio específico pode durar mais tempo do que você imagina. Da mesma maneira, uma cozinha desorganizada pode provocar acidentes culinários, como esbarramento em itens, o que, no fim, só vai te dar mais trabalho.

 

Dessa maneira, mantenha sua cozinha sempre organizada. Após o preparo de uma refeição, lave tudo que usou, seque os objetos e guarde cada item no lugar. Além disso, caso você não more sozinho, essa ação vai contribuir para que a próxima pessoa que for cozinhar encontre o local da forma como ela o deixou.

 

Para quem não mora sozinho, outra forma de estruturar a organização da cozinha é dividir as tarefas. Quem não prepara os alimentos, por exemplo, pode arrumar o espaço, e vice-versa, da próxima vez que fizerem algo juntos.