fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

As 5 cidades mais tranquilas para morar no Brasil

Conheça as cidades que são consideradas boas opções para quem quer fugir das metrópoles brasileiras.

 

Segurança, comodidade e tranquilidade são algumas das características que a maioria dos brasileiros procura na hora de escolher onde morar. Afinal, as pessoas não desejam apenas viver no conforto do seu lar, mas também querem ter a garantia de que o local é seguro, sem muitos riscos para elas.

 

Por isso, muita gente acaba tendo vontade de se mudar das grandes metrópoles brasileiras, onde o índice de violência é mais alto. Em muitos casos, elas procuram por opções em cidades do interior, com uma população menor e um nível de criminalidade reduzido.

 

Mas não é apenas a violência que influencia a busca por locais mais tranquilos para viver. Cidades menores também são sinônimo de menos trânsito portanto, menos tempo e estresse dedicados a ele.

 

A perspectiva de se ter uma melhor qualidade de vida, de uma maneira geral, é o que atrai muita gente para esses municípios. Abaixo, conheça algumas das cidades que são consideradas as mais tranquilas de se morar no Brasil.

Jaú (SP)

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica que Jaú é o município paulistano com mais de 100 mil habitantes mais seguro do Brasil. O índice de taxa de homicídios da cidade, em 2017, era de 2,7 para cada 100 mil habitantes.

 

O local é conhecido por ser a Capital do Calçado Feminino. Um título justo, já que a cidade abriga 220 indústrias da área. Jaú também é reconhecida por ser um dos principais polos agrícolas do estado de São Paulo, focado, principalmente, na produção de cana-de-açúcar.

Indaiatuba (SP)

Com 239 mil habitantes e localizada na região metropolitana de Campinas, Indaiatuba é reconhecida pelo seu ótimo índice de desenvolvimento humano. É uma cidade que oferece um bom nível de educação para a população, acesso à saúde de qualidade e renda por meio dos empregos.

 

Esses são fatores que, combinados, justificam o índice baixo de violência na cidade. A taxa de homicídios no município, segundo o mesmo estudo do IPEA, é de 3,5 para cada 100 mil habitantes. Essas características colocam a cidade como uma das mais desejadas para se morar no Brasil.

Valinhos (SP)

Outra paulistana está no ranking nacional de cidades mais tranquilas. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Valinhos é de 0,819, em uma escala que vai de 0 a 1. Para se ter uma comparação, o de Indaiatuba é de 0,788. Isso mostra como a cidade de 127 mil habitantes é uma boa opção para se viver.

 

As atividades econômicas na cidade são variadas, sendo centradas na agricultura, no comércio e na indústria. A taxa de homicídios do município também é bem baixa, de 4,7 para cada 100 mil habitantes.

Jaraguá do Sul (SC)

A cidade mais segura de Santa Catarina, e a quarta do Brasil, é Jaraguá do Sul, que conta com cerca de 181 mil habitantes. O índice de homicídios no município é de 5,5 a cada 100 mil habitantes. Isso é um fator que ajuda a justificar o alto IDHM do lugar, que é de 0,803.

 

Ela se caracteriza por ser a Capital Nacional da Malha, uma vez que abriga grandes indústrias do setor têxtil. Jaraguá do Sul também se destaca economicamente por ser o lar de várias empresas do ramo de prestação de serviços e tecnologia.

Brusque (SC)

Brusque é conhecida por atrair turistas de todo o país por causa de sua gastronomia, arquitetura e festividades. Colonizada por alemães, ela é um grande polo da produção têxtil de Santa Catarina, recebendo o título de Cidade dos Tecidos.

 

Além das indústrias de confecção, o município abriga um polo de metalúrgicas. A taxa de homicídios na cidade é de 5,8 para cada 100 mil habitantes, comprovando que a região catarinense é uma opção a se pensar para quem deseja morar em um lugar pouco violento.

Comentários