29 de março de 2024

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Além do software: sistemas de gestão empresarial beneficiam a comunicação e o desenvolvimento dos funcionários

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Comunicação alinhada entre gestores e colaboradores pode alavancar as vendas

Um dos maiores desafios das empresas, nos dias de hoje, é a administração organizacional. Ou seja, a manutenção de uma gestão central da companhia, que seja capaz de gerenciar todos os outros setores de forma integrada e funcional. Isso acontece, em especial, com empresas de médio e grande porte, mas também afeta pequenos negócios.

Isso porque, cada vez mais, as empresas estão entendendo que a coleta de dados, seja dos clientes, de um negócio ou do produto, pode ser um fator informacional eficiente para analisar a eficácia da produção e das vendas. Com um volume de dados que só tende a crescer, porém, manter esse conjunto de forma utilitária pode tornar o desafio ainda maior.

É aí que entram os famosos softwares de gestão, tão populares entre empresas de sucesso. Esses programas são capazes de automatizar as funções empresariais de maneira a facilitar o gerenciamento dos dados coletados e produzidos. Isso torna o objetivo da administração organizacional uma realidade possível.

Contudo, além de dados organizados, softwares de gestão bem implementados possibilitam uma comunicação interna alinhada. Isso porque esses softwares integram os diversos setores de uma empresa, em especial, aqueles que se retroalimentam. Dessa forma, os funcionários terão uma comunicação mais clara e que atenda as suas necessidades.

Comunicação interna como princípio e prioridade

É praticamente impossível pensar em otimização da produtividade e da organização interna sem pensar em comunicação alinhada, pois uma depende da outra. A comunicação funciona como o combustível entre setores diversos de uma mesma empresa.

Dessa forma, a comunicação deve ser, na verdade, um princípio e uma prioridade de toda empresa que deseja crescer. É preciso, antes de tudo, entender que isso deve anteceder a implementação de qualquer sistema digital. Um software de gestão vai, na verdade, facilitar a intenção prévia de gestores e funcionários de que os canais de comunicação da empresa sejam claros.

Ou seja, um programa de administração pode potencializar a comunicação interna, alavancando o desenvolvimento da empresa e dos funcionários, desde que ela faça parte da filosofia do negócio.

Planejamento como ferramenta

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, o Planejamento dos Recursos da Empresa, por exemplo, é um dos softwares mais utilizados para esse objetivo. Isso porque ele consegue automatizar exatamente as funções empresariais que são necessárias para que exista comunicação rápida e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento dos funcionários.

Com um sistema de ERP implantado, é possível centralizar todas as informações da empresa num sistema único e central. Isso, por si só, já é uma vantagem em relação às diversas planilhas de Excel que não se comunicam e são descentralizadas, mas o software vai além.

A inteligência artificial do programa permite que, por meio do cruzamento de dados, diagnósticos superprecisos sejam feitos. Pode-se, por exemplo, entender quais recursos são demandados para que uma determinada operação seja realizada e quanto tempo isso demora. O diagnóstico da intersecção desses dados conseguiria dar conta de desperdícios, custos, sobra ou falta de pessoal.

Entretanto, o próprio procedimento pré-diagnóstico já é beneficiado pelo uso do ERP. Como todas as informações necessárias estarão num mesmo sistema e serão atualizadas para todos aqueles que tiverem acesso a elas em tempo real, a diminuição do tempo de processamento de dados do procedimento em questão fará da comunicação uma impulsora da realização da tarefa.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, aponta que priorizar a comunicação interna da empresa também aumenta a qualidade do negócio de forma geral.

O artigo de conclusão da pesquisa destaca a importância do entendimento das tarefas individuais e em grupo como parte de um sistema maior, para que a comunicação seja efetiva num processo de gestão organizado e eficiente.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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