Americana: Prefeito participa de atividades do Projeto Trânsito e Cidadania nas Escolas no Caic do Jardim da Paz


O prefeito de Americana, Omar Najar, esteve na manhã desta terça-feira (24/11) no CAIC do Jardim da Paz, onde conversou com cerca de 200 alunos sobre segurança no trânsito, a necessidade da redução de acidentes e a importância de se investir em educação e cidadania para que todos tenham uma cidade melhor. A atividade faz parte do projeto Trânsito e Cidadania nas Escolas, desenvolvido pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Saúde, de Meio Ambiente, de Educação e pela unidade de Transportes e Sistema Viário.

“É sempre necessário lembrar que a melhoria da cidade não é responsabilidade exclusiva do prefeito e dos órgãos públicos que cuidam das normas, das leis e da fiscalização, mas também de quem faz o trânsito, daquele que mora na cidade, daquele que obedece as regras e daqueles que não obedecem. Daí a importância de cada um para a mudança de atitudes, capazes de transformar a sociedade”, disse o prefeito.

Outro aspecto muito positivo do projeto é o de estimular os alunos participantes a praticarem cidadania, fazer despertar na criança o olhar crítico, respeitar o interesse coletivo, dividir, usar, cuidar dos bens e equipamentos públicos, estimular os alunos para  a percepção e o senso crítico, incentivando-os a participarem efetivamente do processo de mudança e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida deles e da sociedade.

O objetivo do trabalho é estimular crianças, jovens, adultos e educadores a refletirem sobre sua relação com a cidade e entenderem qual é o papel de cada um como cidadão na busca de uma cidade melhor. O projeto pretende mostrar que a solução para os problemas encontrados na comunidade não depende exclusivamente da prefeitura, mas de toda população, cada um fazendo a sua parte.

O projeto é desenvolvido nas escolas das redes pública (estadual e municipal) e particular com alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. A campanha utiliza métodos lúdicos, com diálogos entre bonecos, semáforo, guarda de trânsito, Lixildo e mosquito da dengue, que passam de forma eficiente e divertida ensinamentos de boa conduta no trânsito, além de abordar questões como a destinação correta do lixo e a prevenção à dengue.

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários

Notícias relacionadas