Americana: Ações de conscientização marcam o Dia Mundial da Luta contra a AIDS

Durante o dia de hoje, Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde em parceria com a Cidadania, conscientiza a população sobre a importância da prevenção e da realização do exame de HIV e Sífilis.

 

Das 11 às 15 horas, folhetos informativos e preservativos serão distribuídos na Praça Comendador Muller. Segundo o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, não haverá coleta de exames na Praça, apenas orientações e distribuição de preservativos.

 

Funcionários da rede pública de saúde estarão com a fitinha vermelha, alusiva à data comemorativa. Uma palestra também está sendo programada para ser ministrada na rede municipal de ensino.

 

Fique Sabendo – Para estimular o diagnóstico precoce do HIV, até o dia 05 de dezembro, acontece a campanha Fique Sabendo, com teste rápido para detectar a doença. Teste rápido de Sífilis também está sendo oferecido. A ação é voltada para a população vulnerável como gays, travestis, profissionais do sexo, adolescentes e idosos. A Fique Sabendo pretende também fazer testes em pessoas que nunca realizaram o procedimento seja adolescente ou adulto.

 

No Centro de Testagem e Aconselhamento, o teste rápido pode ser feito nesta segunda-feira, das 17 às 19 horas. Na terça-feira, das 13 às 15 horas e na quinta-feira, das 13 às 19 horas. Participam da campanha Fique Sabendo as unidades de saúde dos bairros Alvorada, Zanaga II, São Jerônimo, Parque da Liberdade, Mário Covas e Jardim São Paulo. A coleta de exames de HIV e Sífilis poderá ser feita das 8 às 16 horas.

 

O Centro de Testagem e Aconselhamento é um posto permanente de testes de HIV com equipe especializada composta por psicólogo, enfermeira, farmacêutica e assistente social. O endereço é Rua Cuiabá, esquina com Rua Ana Almeida Pioli no Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado da obra do novo Hospital Municipal.

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas