Alunos do EJA se formam nesta quinta-feira em S. Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta quinta-feira (24), às 19h30, a formatura do EJA (Educação de Jovens Adultos). A solenidade será realizada no Salão Nobre da Secretaria de Educação e reunirá 21 formandos, sendo 12 mulheres e 9 homens, que vão receber os certificados de conclusão de curso.

 

A coordenadora do EJA, Edna Souza, ressalta que a formatura do curso é um momento de muito valor para os educadores e alunos. “A formatura simboliza mais uma etapa vencida na vida desses jovens e adultos. É um resgate de tempo de um ensino que não foi vivenciado na idade apropriada em virtude de uma série de situações”, disse. “Muitos buscaram a escola ansiando por uma melhor colocação profissional, realização pessoal, uma necessidade de ser independente tendo condições de ler e escrever sem ajuda de outros. Proporcionar esse momento de formatura é legitimar o sucesso dessas pessoas dizendo a eles que podem e devem seguir sempre”, comentou.

 

O trabalho desenvolvido no EJA tem como objetivo principal o domínio da leitura e escrita. “Nossos esforços são canalizados para esse fim, para tanto temos desenvolvido ao longo dos semestres vários projetos. No primeiro semestre foi trabalhado o tema saúde com palestras sobre Higiene bucal, Nutrição e Ervas medicinais e dentro desse contexto é desenvolvido todo um trabalho de estudo e pesquisa em leitura e escrita pelos alunos com a intervenção dos professores que se reúnem toda a semana para estudar a melhor forma de abordar esse conteúdo com os alunos”, salientou Edna.

 

Na análise da secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Tânia Mara da Silva, o compromisso com os alunos, por meio da Educação de Jovens e Adultos, e o Selo de Município Livre do Analfabetismo mostra que a política educacional do município está no caminho certo. “Sabemos que a necessidade de ler deixou de ser uma atribuição somente escolar, está atrelada no nosso dia a dia, é uma necessidade e cabe a toda a sociedade, valorizar a leitura estimulando o seu desenvolvimento em todos os parâmetros da vida de um cidadão. A Administração do prefeito Denis Andia tem se empenhado muito para atender a todos que buscam uma vaga em escolas”, afirmou.

 

O período de matricula da Educação de Jovens e Adultos é praticamente o ano todo. As vagas são disponibilizadas em pólos. Material escolar, livro didático e transporte são gratuitos.

 

Mais informações sobre as inscrições:

 

Emefei “Maria Regina Barbosa Carpim”

Rua Portugal, 680, Jardim Europa – 3458-3382

 

Emefei “Antonia Dagmar”

Rua México, 220, Vila Sartori – 3454-4343

 

Ciep “Carmelina Pellegrino Cervone”

Avenida Pedroso, 1732, Parque Zabani – 3473-5471

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas