Ações de combate à dengue são intensificadas em S.Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypiti, transmissor da Dengue. Os trabalhos de visita em residências e comércios, nebulização e bloqueio em áreas onde houve confirmação de casos de dengue foram intensificados nos últimos dias, sendo realizados por equipes da Administração Municipal e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.

 

Nesta quarta-feira (12) as ações são executadas em vias dos bairros Parque Planalto, Parque Zabani, Jardim Esmeralda, entre outras localidades da Zona Leste do município. O coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Viscokas, ressaltou a importância do apoio da população no combate à dengue. “Paralelo ao trabalho da Prefeitura e da Sucen pedimos a conscientização de todos em evitar criadouros do mosquito. Diante disso, ações básicas nas residências são de fundamental importância”, disse.

 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, até o momento foram registrados 131 casos positivos da doença. A maioria dos criadouros foram encontrados em residências, com incidência maior nos bairros Nova Conquista, Jardim Icaraí, 31 de Março e Jardim Batagin.

 

Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta a população para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve descartar pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas