fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Entretenimento Variedades

A importância de passear com seu cão

Hábito faz bem para a saúde física e mental do pet, ajudando a fortalecer a relação dele com o dono

 

Quando o assunto é saúde canina, os especialistas são unânimes: os donos devem passear com seus cachorros todos os dias — de preferência, mais de uma vez.  No entanto, você sabe por que esse é um hábito tão recomendado?

 

A resposta que está na ponta de língua é que eles precisam fazer xixi e cocô. Afinal, não é bom para ninguém que o animal faça isso em casa, já que, além do mau cheiro, esse hábito pode favorecer doenças nos animais.

 

Contudo, os motivos para passear com o seu cão vão muito além das necessidades fisiológicas deles. Os cachorros são animais sociáveis e precisam ser estimulados física e mentalmente, assim como a gente.

 

Por isso, mesmo que você more em uma casa com quintal e bastante espaço, é bom levar o seu cachorro para circular por aí. Conheça, a seguir, os principais motivos disso.

Melhora no comportamento

Quando o animal passeia fora de casa, além de encontrar com outras pessoas, ele tem a oportunidade de interagir com outros animais, da mesma raça e de outras espécies. Assim, ele aprende a se relacionar tanto com outros seres, quanto com outros ambientes.

 

O hábito também é bom para a autoestima do animal, que aprende a ser menos medroso e arisco. Além disso, ambientes externos são ótimos para exercitar o olfato, o que costuma aliviar o estresse dos cães, tornando-os menos ansiosos e agressivos.

 

Em geral, sair de casa também permite que o animal se torne mais adaptável a outras situações e ambientes. Um cachorro que nunca passeia certamente terá mais dificuldades se um dia o dono precisar, por exemplo, viajar e deixá-lo em um hotel ou aos cuidados de outra pessoa.

Benefícios para saúde

Cachorros precisam gastar energia, ou seja, correr, pular e se exercitar. Por isso, sempre que possível, é recomendado levar o animal a locais onde ele possa fazer mais do que caminhar com uma coleira. Brincar com o dono em um parque, por exemplo, é uma ótima ideia.

 

Assim como acontece com os humanos, os exercícios ajudam os cães a dormir melhor e previnem várias doenças, como a obesidade. Afinal, os passeios são os momentos em que eles podem gastar calorias e fortalecer os músculos.

 

Também é durante os passeios que os cachorros têm a oportunidade de tomar um pouco de Sol e reabastecer a vitamina D, especialmente, se vivem em um apartamento. Além da sensação de bem-estar, esse nutriente ajuda a aliviar as dores nas articulações, comuns nos animais mais idosos.

 

Os passeios ainda satisfazem as necessidades instintivas do animal, como a marcação de território. É por isso que eles escolhem tanto o local onde vão fazer xixi.

Proximidade com os donos

Os passeios são grandes oportunidades de brincar. É por isso que a maior parte dos animais gosta tanto desse momento e demonstra estar tão feliz ao menor sinal de que ele irá acontecer. Afinal, é nessa hora que eles podem liberar a energia acumulada e aproveitar os estímulos que o mundo lá fora oferece.

 

Se você está muito ocupado e não tem tempo de fazer isso, existem profissionais que oferecem esse serviço. No entanto, você certamente estará perdendo uma ótima oportunidade de estreitar os laços e brincar com o seu animalzinho.

 

Quem tem o hábito garante que passear com o cachorro pode ser muito mais que uma obrigação para garantir a qualidade de vida do animal. A ideia é que esse seja um momento de aproximação e diversão entre vocês. Aproveitem!

Comentários