Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Opinião

Quanto custa, lá fora, a dúvida sobre o Supremo?

Dennis Moraes 30 de setembro de 2026 2 minutes read
Supremo deixou de ser supremo

Foto: IA- Divulgação

  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Por Ana Carolina Freitas

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Quando suspeitas envolvendo a mais alta Corte de um país chegam aos principais veículos de imprensa internacionais, a questão deixa de ser apenas doméstica e passa a ter preço. É o que ocorre com o caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, o empresário Daniel Vorcaro e o Banco Master.

Os fatos exigem cautela. Mensagens atribuídas a Vorcaro indicam que ele buscou interlocução com o ministro durante as investigações, mas as eventuais respostas não foram recuperadas. Há ainda o contrato de cerca de R$130 milhões entre o banco e o escritório da esposa do ministro, cuja defesa afirma que os serviços foram prestados e que não houve atuação perante o Supremo. Nada disso comprova, isoladamente, favorecimento ou ilícito, mas o contexto pede esclarecimento transparente. 

Em instituições públicas, não basta que a conduta seja defensável: é preciso preservar a confiança na imparcialidade.Defender o STF não significa impedir a apuração. Instituições fortes investigam seus próprios membros sem corporativismo, sem vazamentos seletivos e sem julgamentos antecipados.

E o preço dessa dúvida é concreto. Empresas avaliam a independência das instituições antes de investir; bancos medem riscos regulatórios e reputacionais; executivos e famílias consideram a previsibilidade jurídica ao decidir onde viver e manter seu patrimônio. Segurança jurídica interfere no custo do capital e na atração de talentos.

Ana Carolina Freitas

Soberania não é imunidade ao escrutínio externo. A melhor resposta não é rotular toda crítica como ingerência, mas demonstrar que o país apura suspeitas com independência e responsabiliza agentes públicos quando necessário.

O debate real não é ser a favor ou contra o ministro, mas saber se o Brasil consegue preservar, ao mesmo tempo, independência judicial, responsabilização de agentes públicos, devido processo legal e transparência. A força de uma democracia não está na ausência de crises, mas na qualidade dos mecanismos para enfrentá-las. Se prevalecerem silêncio, corporativismo e instrumentalização, o custo será jurídico, econômico e reputacional.

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas
Tags: Alexandre de Moraes ana carolina freitas banco master crise institucional daniel vorcaro imagem internacional poder judiciário segurança jurídica STF supremo tribunal federal transparência

Post navigation

Previous: Com inscrições esgotadas, 2ª Terry Fox Run acontece neste sábado na Usina Santa Bárbara
Next: Vacinação nas Escolas: Prefeitura inicia estratégia de imunização nesta quinta-feira

Leia também:

Gilson Novaes
  • Opinião

Idosos que votam não precisam fazer prova de vida

Dennis Moraes 29 de setembro de 2026
bets
  • 24 Horas
  • Dennis Moraes
  • Opinião

Bets: o Brasil sempre jogou, mas agora começou a apostar o dinheiro que não tem

Dennis Moraes 29 de setembro de 2026
Dr Fernando Capano (2)
  • Opinião

Reforma, já: crise no STF não pode ser desperdiçada

Dennis Moraes 27 de setembro de 2026
  • CLIQUE NA IMAGEM
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente