Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Prefeitura intensifica troca de contêineres e tenta normalizar coleta de lixo em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 30 de abril de 2026 3 minutes read
CONTEINER
  • Contém Suzano - YouTube

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou uma força-tarefa para reestruturar o sistema de coleta de lixo no município, apostando na substituição de contêineres e na ampliação da operação com uma nova empresa responsável pelo serviço. A medida ocorre após dias de acúmulo de resíduos em diversos bairros, situação que gerou reclamações da população e pressão sobre a Administração Municipal.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Desde o início da nova operação, na última segunda-feira, cerca de 150 contêineres já foram substituídos em diferentes regiões da cidade. Os novos equipamentos possuem capacidade de um metro cúbico e são destinados exclusivamente ao descarte de resíduos orgânicos, com a proposta de melhorar a organização e dar mais eficiência à logística da coleta.

A execução do serviço passou a ser responsabilidade da Forty Construções e Engenharia, contratada por meio de processo licitatório. A empresa também implementou uma nova dinâmica operacional, com reforço de frota e ampliação da capacidade de coleta diária.

Segundo a Prefeitura, a distribuição dos contêineres segue critérios técnicos definidos pela Secretaria de Meio Ambiente, priorizando áreas com maior geração de resíduos, especialmente regiões comerciais, sem deixar de atender pontos estratégicos em bairros residenciais.

O secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, afirmou que a iniciativa faz parte de um redesenho completo do serviço. De acordo com ele, além da troca dos equipamentos, a cidade passa a contar com uma estrutura mais moderna e adequada à demanda atual.

Já o prefeito Rafael Piovezan destacou que a prioridade é resolver o passivo acumulado e restabelecer a normalidade da coleta o mais rápido possível. Segundo ele, o novo contrato foi estruturado para oferecer mais eficiência e acompanhar o crescimento do município.

Dados divulgados pela nova operadora apontam que, nesta primeira semana, a média de coleta já atinge cerca de 260 toneladas de resíduos por dia — volume superior ao registrado anteriormente. O aumento tem como objetivo absorver o lixo acumulado antes da transição e acelerar o processo de regularização do serviço.

Apesar das mudanças, a Prefeitura informou que os dias e horários da coleta domiciliar permanecem os mesmos. A orientação é para que a população continue respeitando o cronograma e utilize corretamente os contêineres, destinando apenas resíduos orgânicos devidamente acondicionados.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: DAE de Santa Bárbara realiza limpeza e manutenção em áreas das represas
Next: Aterros brasileiros entram em alerta global após relatório internacional sobre emissões de metano

Leia também:

jantar
  • Santa Bárbara d´Oeste

Jantar beneficente da Rede Feminina de Combate ao Câncer promete anúncio histórico e mobiliza região em prol de novo espaço de atendimento

Dennis Moraes 13 de junho de 2026
Parque do Panambi Drone 04
  • Santa Bárbara d´Oeste

Parquinho do Panambi passará por ampla revitalização e receberá investimento próximo de R$ 1 milhão em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 12 de junho de 2026
Lançamento do Festival Gastronômico de Inverno (1)
  • Santa Bárbara d´Oeste

Santa Bárbara aposta no clima da Copa do Mundo e transforma Festival Gastronômico de Inverno em viagem pelos sabores do planeta

Dennis Moraes 12 de junho de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente