Skip to content
Primary Menu
  • Analice Nicolau
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Opinião

Caso Banco Master: as Armadilhas do Fundo Garantidor de Créditos

Dennis Moraes 9 de março de 2026 3 minutes read
Foto - Luís Carlos Demartini

Foto - Luís Carlos Demartini

  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Quando a festa vai longe demais

Por Luís Carlos Demartini 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Em condições normais, o risco das instituições financeiras tende a ser contido pelo próprio funcionamento do mercado, no qual os investidores avaliam a capacidade do banco de honrar seus compromissos e exigem maior remuneração quando percebem fragilidades. No caso do Banco Master, as taxas significativamente superiores às praticadas pelo mercado, em relação à remuneração dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), evidenciava as fragilidades. 

A presença do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), embora essencial para a estabilidade do sistema, reduz esse mecanismo de sinalização de risco ao deslocar a atenção do investidor da solidez da instituição para a existência da cobertura do fundo garantidor. Como resultado, a relação entre risco e retorno torna-se distorcida, proporcionando aos investidores rentabilidades elevadas com perigos praticamente inexistentes, mesmo investindo em um banco em situação falimentar. 

Nesse contexto, o episódio analisado evidenciou esse desequilíbrio, agravado por ter se mantido por um período relativamente prolongado. Isso porque “não retiramos a bebida da sala quando a festa ficou animada demais”, reforçando a necessidade de fortalecimento da regulação (novas regras), da supervisão (fiscalização) e da transparência, a fim de recompor a perda desse freio natural decorrente da existência do seguro de depósitos. Assim, para evitar esse tipo de distorção, o seguro de depósitos deve estar acompanhado de regras rigorosas e de supervisão constante. 

Historicamente, é justamente após episódios como esse que ocorrem mudanças regulatórias relevantes. Em geral, os Bancos Centrais figuram entre os poucos organismos institucionais cujos aprendizados com erros e crises são exemplares. Nesse caso, não deverá ser diferente. As falhas expostas indicam que o Banco Central deverá incorporar os aprendizados desse episódio, corrigindo distorções regulatórias, reforçando a supervisão e ajustando as regras do sistema financeiro para evitar a repetição dos mesmos erros no futuro. 

Em contextos de crises, o investidor Warren Buffett fez uma observação que se tornaria célebre: “Só quando a maré baixa se descobre quem estava nadando pelado”. Agora que a maré baixou, infelizmente percebe-se que a realização de práticas inadequadas em série que, aparentemente faziam parte da estratégia de negócios da Instituição, estão ocasionando perdas que são muito maiores do que se imaginava inicialmente. As perdas reveladas até o momento, indicam que o Banco Master, provavelmente, já vinha “nadando pelado” há muito tempo e a festa foi longe demais. 

LUÍS CARLOS DEMARTINI – gerente executivo na área financeira desde 2010, com atuação em gerenciamento de riscos e planejamento de capital. Foi professor universitário por dezoito anos, autor do livro “Crises Financeiras e a Regulação Canguru – Por que só mudamos as regras depois do desastre”. 

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas
Tags: BancoMaster CDBsAltoRendimento CriseFinanceira DistorçãoRiscoRetorno FGC FundoGarantidorCréditos RegulaçãoBancária RiscoDeslocado SupervisãoBancoCentral

Post navigation

Previous: Decisão da Câmara em 2025 começa a pesar no bolso de empreendedores em 2026 e gera críticas nas redes sociais
Next: Ensaios do Espetáculo Via Crucis passam a acontecer no Complexo Usina Santa Bárbara, palco das apresentações

Leia também:

rh
  • 24 Horas
  • Variedades

87% das empresas já usam softwares de RH e DP, mas liderança ainda trava avanço

Dennis Moraes 2 de novembro de 2026
trinca
  • 24 Horas
  • Variedades

Infiltrações e trincas estão entre os problemas mais comuns em imóveis alugados no Brasil, entenda

Dennis Moraes 2 de novembro de 2026
escritório
  • 24 Horas
  • Variedades

Valor venal, alíquota e categoria: quais fatores entram na conta do IPVA?

Dennis Moraes 30 de outubro de 2026
  • CLIQUE NA IMAGEM
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente