Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Vereador Celso Ávila critica trabalho de inclusão e gera nota de repúdio

Dennis Moraes 13 de fevereiro de 2025 4 minutes read
Celso

Foto: Arquivo

Comunidade expressa indignação após declarações polêmicas do Vereador Celso Ávila sobre grupos de trabalho de inclusão de pessoas com TEA na Câmara Municipal

 

O Portal SB24Horas aborda um tema que gerou grande repercussão durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. O vereador Celso Ávila foi alvo de uma nota de repúdio publicada nas redes sociais, que questiona a insensibilidade de suas falas em relação às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A nota, amplamente compartilhada, manifesta indignação pelo uso do plenário para desvalorizar os esforços realizados por famílias e grupos que promovem inclusão para pessoas com TEA.

Recentemente, Santa Bárbara d’Oeste foi palco de dois eventos importantes voltados ao tema do TEA. Um deles, de maior porte, teve ampla adesão e promoveu conscientização, lazer e integração.

Porém, foi o menor evento, organizado com dedicação e esforço por pais e mães do grupo Mundo aos Olhos Autista, que foi alvo de críticas por parte do vereador. Apesar do impacto positivo e da importância da iniciativa para as famílias envolvidas, as falas de Celso Ávila desvalorizaram o evento:

“Falar de autimos é seriedade! Não dá para reunir 30 pessoas com bolode fuba e café que vai falar sobre autimos”, comentou Celso Ávila em sua fala durante a sessão da Câmara.

Esse posicionamento gerou indignação na comunidade, uma vez que o evento, ainda que modesto, ofereceu momentos de acolhimento, música e lazer, atendendo diretamente às necessidades das pessoas com TEA e suas famílias.

Trechos da Nota de Indignação

“Talvez, para algumas pessoas e também para alguns políticos, o TEA seja apenas um ‘modismo’ ou um meio de atenção sobre a falsa alegação do ‘se importar’… Porém, nunca havia-se pensado nos familiares, nos responsáveis e nem mesmo nas próprias pessoas com TEA.”

O texto destaca que as pessoas com TEA têm vontades próprias e que suas necessidades devem ser respeitadas. Além disso, ressalta a luta diária dos pais e responsáveis, frequentemente invisibilizada e desvalorizada, e critica comentários considerados maldosos que desmotivam iniciativas inclusivas.

“Definitivamente, fatos isolados, lamentáveis e que deixam bem claro o quanto temos que lutar mais e mais para que não nos percamos ou nos desanimemos com tais grossas e inúteis opiniões”, conclui a nota.

As declarações do vereador despertaram forte mobilização entre os defensores dos direitos das pessoas com TEA. Pais, profissionais e membros da comunidade enfatizam que eventos como o promovido pelo grupo Mundo aos Olhos Autista são fundamentais para fortalecer a inclusão e o bem-estar das pessoas com TEA.

A situação reforça a necessidade de maior empatia e responsabilidade por parte de figuras públicas, para que iniciativas de inclusão sejam tratadas com o devido respeito e apoio.

Seguiremos acompanhando os desdobramentos desta situação e dando voz às famílias e instituições que lutam por um futuro mais justo e digno. Afinal, vidas importam!

Atualização: Até o momento, Celso Ávila não emitiu nota oficial sobre as críticas ou esclareceu o contexto de suas falas. No entanto, nossa equipe de jornalismo entrou em contato com a assessoria do vereador e abriu o espaço democrático para o mesmo. Espera-se que o vereador use os próximos dias para se posicionar e dialogar com os envolvidos.

Notícia atualizada às 13:43 do dia 13/02/2025para acréscimo de informações.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: acessibilidade acolhimento apoio às famílias autismo Celso Ávila comunidade autista conscientização direitos das pessoas com TEA direitos humanos diversidade empatia eventos inclusivos igualdade inclusão luta pelo autismo Mundo aos Olhos Autista representatividade respeito Santa Bárbara d´Oeste TEA vidas importam

Post navigation

Previous: Suzano e Reiter Log firmam parceria para promover frota de veículos elétricos sustentável
Next: Área de lazer abandonada no Mollon vira foco de problemas e revolta moradores

Leia também:

MARIO
  • Santa Bárbara d´Oeste

Super Mario Galaxy é atração deste domingo no MovieCOMtodos no Tivoli

Dennis Moraes 25 de abril de 2026
Móveis Cidade Saúde Santa Bárbara_3
  • Santa Bárbara d´Oeste

Cidade Saúde de Santa Bárbara recebe instalação de móveis

Dennis Moraes 24 de abril de 2026
CAMPANHA
  • Santa Bárbara d´Oeste

Campanha da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste incentiva destinação do Imposto de Renda para fundos sociais do município

Dennis Moraes 24 de abril de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente