Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Opinião

Alguém viu um concorrente por aí?

Dennis Moraes 8 de fevereiro de 2023 3 minutes read
Fernando Adas, fundador da Fine Marketing e autor do livro "O Safado, a Biscate e Eu".  Foto: Divulgação

Fernando Adas, fundador da Fine Marketing e autor do livro "O Safado, a Biscate e Eu". Foto: Divulgação

  • Contém Suzano - YouTube

Por Fernando Adas

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Após muita expectativa e alguma comoção por termos Anitta entre as concorrentes do Grammy, a brasileira perdeu o prêmio para Samara Joy.

Samara o quê? Disseram muitos.

Confesso que também não a conhecia e fui ouvir essa tal “alegria”.

Quer saber? Fiquei encantado com a voz densa e cristalina.

Não que Anitta não tenha seus méritos capazes de gerar uma legião de fãs revoltados com a injustiça da premiação, mas por algum motivo, o jazz sobrepôs o funk.

Não entendo muito os critérios de premiação do Grammy e, por mais subjetivos que possam ser, sempre cabe a pergunta: “Tem sentido comparar dois ritmos musicais tão distintos?”

A questão surge quando pergunto aos meus clientes sobre “quem são seus concorrentes”.

Tem sentido comparar a sua marca com aquela sua vizinha na gôndola do supermercado?

Tem sentido comparar o seu filho com o colega dele na escola?

Quem é o melhor?

Existem várias formas de considerarmos a concorrência.

A maneira mais óbvia é aquela que compara aspectos materiais, dois shampoos, duas camisetas, dois cabeleireiros.

Neste caso, a concorrência é facilmente percebida e, por isso, analisada e controlada.

Certo?

Errado.

E quem lava os cabelos com sabonete? E quem veste camisa? E quem prefere cortar o cabelo em casa? Ou seja, quem resolve uma necessidade de um jeito diferente da solução que a sua marca propõe.

Estamos falando então sobre uma análise de relevâncias e, assim, você já percebeu que a concorrência se ampliou em quantidade e perfis.

Certo?

Sim.

Suficiente?

Não.

Como não? Se fabrico shampoos e conheço todos os demais fabricantes do segmento, além de sabonetes e afins, onde mais há concorrentes?

Na carteira do seu cliente.

Seu verdadeiro desafio na luta contra os concorrentes está na sua participação no orçamento do seu cliente, o que chamamos de “share of wallet”,

De cada R$100,00 que seu cliente gasta, que fração ele gasta com você?

Nesta visão mais ampla e realista, qualquer compra pode atrapalhar o desempenho de sua marca.

Por isso, não parece tão absurdo que a Samara Joy concorra diretamente com a Anitta. Ambas disputam a atenção do público e da crítica.

E se após a leitura desse texto, você ficou mais perturbado com suas análises de mercado, proponho que você desista de ser o melhor a todos, a todo o tempo.

Seja o melhor hoje, aos seus clientes, àqueles que estão com você, conhecem seus pontos forte e fracos e permanecem comprando.

Aplauda quem está no palco da sua marca e deixe que os seus aplausos sejam ouvidos pelos que ainda estão lá fora na fila da concorrência.

Aos poucos, eles virão espiar a sua performance.

 

Fernando Adas é fundador e diretor de planejamento e atendimento da Fine Marketing e autor do livro “O Safado, a Biscate e Eu: causos, cases e casos de um publicitário indiscreto”.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas

Post navigation

Previous: Tradicional “Maratona de Descontos” do Tivoli Shopping acontece de quinta-feira a domingo
Next: Campanha nacional em prol da Educação inicia entrega de kits pedagógicos a alunos em vulnerabilidade social

Leia também:

Gilson Novaes
  • 24 Horas
  • Opinião

Doar sangue, um ato de amor

Dennis Moraes 9 de junho de 2026
Geisy Arruda1
  • 24 Horas
  • Musa 24 Horas

Geisy Arruda comemora aniversário na Croácia e posa com body do Brasil em praia de Dubrovnik

Dennis Moraes 9 de junho de 2026
DENIS ANDIA
  • 24 Horas
  • Política

“Deputado da vida real” — Denis Andia fala da experiência de conhecer nossas cidades

Dennis Moraes 9 de junho de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente