Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

8 ideias de brinquedos para gatos filhotes

Brincar estimula sociabilidade e o físico dos animais.

 

Brincadeira é coisa séria! O ato de brincar é, para os humanos, uma espécie de treino para a vida adulta, que estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo.

 

Mas, sabia que isso também é essencial para outros filhotes da natureza? Afinal, o brincar põe o corpo para se mexer, gasta energia e ajuda a manter a saúde mental dos bichinhos.

 

Através das brincadeiras, os animais interagem com os tutores e com outros pets, queimam calorias, melhoram sua atenção, equilíbrio e coordenação e ainda contêm vícios, como a mordedura ou lambedura excessivas.

 

Um dos animais que mais brincam na natureza são os gatos. Os tutores podem estimular esse hábito ao adquirir arranhador para gatos pequenos, para que possam afiar suas unhas adequadamente, além de outros brinquedos.

 

Confira a seguir algumas ideias de brinquedos para entreter seu bichano e estimulá-lo a se movimentar!

1.  Caixa de papelão

Barato, simples e extremamente divertido! Essa é a percepção que os gatinhos têm sobre as caixas de papelão, uma vez que adoram brincar com esse objeto. A caixa pode servir de esconderijo, inimigo e até de caminha, sendo, portanto, uma boa alternativa para se ter por perto quando for preciso entreter o pet.

2.  Ratinho com catnip

Em grandes pet shops é possível encontrar ratinhos de pelúcia que podem ser recheados com catnip, a erva dos gatos.

 

Prepare-se para ver seu bichano brincar muito com o novo amiguinho de pelúcia durante vários dias seguidos e, de repente, se desinteressar. Além de perder o cheiro da erva, os gatos tendem a enjoar dos brinquedos a cada dez dias, em média.

3.  Bolinhas de borracha

Aproveite bolinhas que pulam bastante e brinque com o seu filhote. Ele vai adorar poder correr atrás do brinquedo e ser surpreendido com seus saltos! Atenção apenas para o tamanho da bola: ela não pode ser tão pequena que possa ser facilmente engolida pelo animal de estimação.

4.  Pega bolinha

Trata-se de uma bola de plástico vazada e, dentro dela há um guizo ou bola menor que o gato pode tocar com a pata para fazer girar. É considerado um brinquedo estimulante e inteligente, que faz o animal raciocinar e se entreter, principalmente durante a ausência dos tutores.

5.  Varinhas

Na ponta do brinquedo há algum elemento que chama a atenção do animal. Pode ser uma pena colorida, um peixinho ou um penduricalho barulhento. É um brinquedo que desperta a curiosidade e o instinto de caça, além de permitir que tutor e o pet brinquem juntos, fortalecendo seu laço afetivo e de confiança.

6.  Canetas de laser

As canetas usadas para apresentações são grande fonte de entretenimento para os gatos de todas as idades.

 

Evite apontar para o olho do bichano, mas mire na parede, no chão, brinque com a luz e veja a mágica acontecer. Seu amigo de quatro patas vai ficar alucinado para capturar o ponto luminoso e vai pular, miar, agarrar e se divertir muito!

7.  Prateleiras

Crie labirintos e caminhos suspensos nas paredes para que seu gatinho possa pular, percorrer e se divertir muito.

 

As prateleiras para gatos estimulam o equilíbrio e a percepção espacial do animal, sendo ótima fonte de exercício para os momentos em que o tutor não está em casa ou não pode participar da brincadeira.

8.  Bolinha de papel

Outro item absolutamente simples e que tem em qualquer casa, a bolinha de papel também é um brinquedo super divertido para os gatinhos, que gostam de caçá-la pela casa.

 

Aposte nessa brincadeira como uma forma, também de exercitar o seu bichano, prevenindo a obesidade e garantindo que ele tenha pernas fortes e muita saúde para viver bons momentos ao seu lado.