Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Quais são as principais funções de um home theater?

Entender o que o aparelho faz é essencial para escolher o mais adequado para o seu ambiente. Veja boas opções.

 

Você gosta de ver filmes em casa, mas sente falta de algo? Com os avanços tecnológicos, é cada vez mais possível melhorar a qualidade da imagem e do som, montando o seu próprio cinema na residência, investindo em um home theater, por exemplo.

 

O som é um elemento muito importante em qualquer trabalho audiovisual. Como o próprio nome sugere, esse aparelho é um sistema de som que tem a capacidade de ampliar a capacidade sonora, melhorando a experiência de imersão ao assistir a conteúdos em qualquer ambiente, incluindo a sua própria casa.

Como funciona?

Acoplado a uma boa TV, com uma tela de alta resolução, um home theater consegue levar uma experiência sonora marcante para o seu ambiente, como aquela que você costuma ter numa sala de cinema.

 

Como o aparelho faz isso? Por meio de caixas de som de qualidade, dispostas em locais estratégicos do ambiente. Dessa forma, o áudio não sai de um só ponto, no caso, a TV, melhorando a nossa percepção sobre todos os detalhes sonoros do filme.

 

No Brasil, os modelos mais comuns são sistemas 5.1, ou seja, pelo menos, 5 caixas espalhadas pelo cômodo. Geralmente, elas ficam posicionadas da seguinte forma: uma na frente e outras em cada um dos quatro cantos do ambiente, mas cada dispositivo tem suas instruções específicas.

 

Além disso, um home theater costuma vir com um subwoofer, aparelho que funciona como um auto-falante, captando baixas frequências, enquanto reforça as batidas e os graves.

 

Todo esse sistema é controlado por uma central de comando, chamada Receiver, que distribui todas as frequências sonoras pelo ambiente, dando a elas uma sincronia que deixa todas as experiências audiovisuais mais marcantes.

 

Mais que um acessório para ver filmes, um home theater também deixa os games mais emocionantes e é ótimo para quem gosta de assistir a clipes ou competições esportivas na TV, por exemplo.

Qual modelo escolher?

A escolha de um aparelho de home theater depende de vários aspectos, como o orçamento e o tamanho do ambiente. Você pode comprar os equipamentos separadamente, personalizando a sua experiência, ou um kit fechado, com todos os dispositivos inclusos.

 

Ainda há a opção de um soundbar, uma única barra instalada abaixo do televisor, que, por esse motivo, oferece uma experiência mais limitada. Essa pode ser uma boa ideia para quem quer fazer um teste com qualidade superior, mas ainda não pode gastar um valor mais alto.

 

Você está considerando o investimento? Separamos três modelos bem avaliados no mercado, que podem ser boas escolhas para você.

Home Theater Fama 260N VCD RMS Britânia

Desenvolvido por uma marca reconhecida no mercado, com canais de áudio 5.1, este home theater é compatível com vários formatos sonoros, tem conexões HDMI e USB, além de potência de 260 W. Um diferencial desse sistema é que ele tem a função karaokê, melhorando a experiência de entretenimento em casa.

Home Theater LG Upscaling Full HD LHD625

Também com 5.1 canais de áudio, este home theater tem sistema de som Dolby Digital e potência de 1000W. Com entradas para Bluetooth, P2, USB e HDMI, ele é compatível com vários formatos de mídia, oferecendo um áudio perfeito, sem ruídos.

Home Theater Sony BDV-E2100

Com potência de 850W e 5.1 canais, este sistema tem design minimalista, o que ajuda a deixar a sua integração perfeita ao ambiente. Ele também tem integração Blu-Ray em 3D, ótimo para quem tem aparelhos de TV com toda essa resolução.