Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

7 livros para aprender sobre investimentos

O mundo financeiro exige atualizações e conhecimentos constantes e os livros podem ser ótimos aliados

Quantas vezes você já não se perguntou como investir, qual a melhor previdência privada, onde colocar o seu dinheiro e como fazer ele trabalhar para você? Para entender diversas questões do mercado financeiro é importante estudar e conhecer sobre ele e isso pode ocorrer através de diferentes fontes de conhecimento.

Sejam podcasts, blogs, influenciadores, programas de tv e, claro, livros, ter opções para o aprendizado é essencial para que você se prepare para investimentos e faça boas escolhas.

Pensando nisso, reunimos 7 livros que você precisa incluir na sua lista de leitura se quer aprender sobre investimentos. Confira!

1. Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki

Um clássico dos investimentos, Pai Rico, Pai Pobre está em quase todas as listas sobre o tema. O livro de Kiyosaki ajuda o leitor a desenvolver a inteligência financeira, trazendo conceitos a partir de suas próprias experiências.

Esse é um livro iniciante, com linguagem simples e que faz sentido para qualquer pessoa, afinal, o autor mostra as diferenças fundamentais entre pessoas com uma mentalidade rica e uma mentalidade pobre, convidando para reflexões com base em vivências reais.

2. Ações Comuns, Lucros Extraordinários – Philip Fisher

Esse é um dos livros mais lidos do mundo sobre o mercado de ações e não pode ficar fora da lista daqueles que desejam começar a investir. Nele, o autor faz um estudo detalhado sobre o mercado de ações e bolsa de valores.

Mais do que explicar conceitos básicos sobre o setor, o investidor dá dicas sobre boas ações e faz com que as finanças para esse tema se tornem mais próximas do leitor.

3. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Outra leitura essencial para qualquer aspirante a investidor é “O Investidor Inteligente”, que já foi considerado o melhor livro sobre investimentos por Warren Buffett, grande referência do mercado financeiro.

O livro escrito por um economista inglês conta sobre a filosofia em relação aos investimentos e aponta conceitos econômicos primordiais. Mais do que isso, o autor dá visão sobre educação financeira, entendimento das dinâmicas de mercado e visão de longo prazo, três pilares importantes para gerenciar investimentos.

4. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi

Muito visto nas prateleiras de auto-ajuda, o “Casais Inteligente Enriquecem Juntos,” é uma excelente obra para planejamento financeiro e investimentos familiares. O dinheiro ainda é tema muito sensível dentro dos lares brasileiros e entender sobre ele é passo fundamental para que os casais e famílias prosperem financeiramente.

O livro dá dicas para o patrimônio a dois, multiplicação de riquezas, diminuição de problemas financeiros, entre outros.

5. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman

Daniel Kahneman é um autor que já ganhou um prêmio Nobel em economia e só essa informação já dá grande peso para o livro, não é mesmo? Na obra “Rápido e Devagar” o autor fala sobre o risco, fator fundamental em qualquer investimento.

Kahneman faz uma análise e demonstra como funciona o ser humano em relação a tomada de decisões e como isso interfere em investimentos, afinal, a bolsa de valores tem muito a ver com o comportamento humano graças às suas variações e oscilações.

6. Como enriquecer na Bolsa de com Warren Buffett – Mary Buffett e David Clark

Mais um importante livro sobre bolsa de valores é a obra baseada nas estratégias de Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo.

Dividida em duas partes, o livro conta os segredos de Buffett e dá detalhes sobre onde investir e, na segunda, apresenta instrumentos mais complexos e ferramentas para os primeiros passos em investimentos.

7. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Outro clássico da educação financeira, Clason conta em narrativa simples como pessoas “comuns” conseguiram erguer umas das maiores civilizações mundiais, a Babilônia.

A partir dessa perspectiva, o autor mostra que não é preciso ser uma pessoa “especial” ou com inteligência de outro mudo para atingir o sucesso e é necessário, apenas, praticar algumas boas mudanças de comportamento e de pensamento.

Para quem está querendo investir, este livro desmistifica a área (que muitos pensam que só é preenchida por pessoas ricas e com alto nível de conhecimento ou especialização) e dará mais coragem para realizar seus primeiros passos nesse novo mundo.

Aprender sobre finanças é essencial e ter bons livros faz toda a diferença para esse conteúdo. Você já leu ou conhece algumas dessas obras? Aproveite as dicas e recheie sua biblioteca!