Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

6 locais para conhecer em Goiás

Prepare sua viagem ao paraíso das águas termais de Caldas Novas e Rio Quente.

 

Quando se fala de turismo em Goiás, logo vem à mente a Chapada dos Veadeiros e suas cachoeiras. Mas há um concorrente forte no sudeste do estado: a região das Águas Quentes, localizada a 160 quilômetros de Goiânia. Com suas fontes de água termal, parques aquáticos gigantescos e as melhores pousadas e resorts da região, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente são destinos paradisíacos para suas próximas férias.

 

Confira a seguir alguns dos pontos turísticos imperdíveis.

 

Caldas Novas

O município de Caldas Novas é conhecido por ser o maior lençol de águas termais do mundo, cujas temperaturas variam de 30° a 70° Celsius. Com pouco mais de 90 mil habitantes, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas na alta temporada.

 

Lago Corumbá

Alimentado por águas dos rios Corumbá, Pirapitinga e São Bartolomeu, esse espelho d’água de 65 quilômetros pode ser visitado em passeios de escunas com duração de 30 minutos. No Lago também acontece prática de esportes náuticos como SUP, caiaque e jet ski.

 

Em épocas de seca, principalmente no inverno, há baixa do nível da água no lago e os passeios são suspensos por tempo indeterminado.

 

Localização: Náutico Praia Clube – Avenida Caminho do Lago, s/n (Fazenda S. Antônio das Lages).

Contato: (64) 3455-9100.

Entrada paga.

 

Casarão dos Gonzaga

Para quem também busca atrações históricas, há o Casarão dos Gonzaga. Construído em 1907 para ser a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade, hoje o prédio abriga o centro de apoio ao artesão e a cultura local.

 

O Casarão abriga uma exposição de artesanato local, como rendas, colchas, tapetes, botinas e licores, além de peças de cerâmica, pintura e escultura de artistas locais que podem ser adquiridos pelos visitantes.

 

Localização: Avenida Coronel Gonzaga, 618-726.

Contato: (64) 3454-3526.

Acesso gratuito.

 

Cachaçaria Vale das Águas Quentes

Há cerca de dois séculos, descobriu-se que o clima da região das Águas Quentes era propício para o cultivo de cana-de-açúcar, levando à produção de rapadura, melado, açúcar mascavo e cachaça de excelente qualidade em Caldas Novas. A cachaça Vale das Águas Quentes é produzida seguindo tradições dos antigos alambiques de cobre de Minas Gerais.

 

Além das cachaças, a Cachaçaria também produz e comercializa licores com frutas do Cerrado, como jenipapo e pequi, e também um licor digestivo com 32 ingredientes, entre frutas e ervas, como laranja, jabuticaba, anis e noz-moscada.

 

Mas os destaques da casa são o sorvete de rapadura com cobertura de melaço, servido em uma bolacha tipo waffle, o sorvete de chocolate com pequi e molho de pimenta com melado de cana. Uma parada obrigatória para o paladar.

 

Localização: Avenida Coronel Bento de Godoy, 2.000 – Estância Itanhangá.

Contato: (64) 3453-3760.

Entrada gratuita.

 

Monumento das Águas

Um dos principais pontos turísticos de Caldas Novas, o Monumento das Águas foi inaugurado em 2004. Além das belas cascatas e jardins, este cartão postal se destaca pela grande escultura que homenageia as águas quentes da região. Excelente local para tirar fotos.

 

Localização: Rua São Cristóvão – Privê das Caldas.

Acesso gratuito.

 

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Na serra que divide Caldas Novas e Rio Quente está localizado o primeiro parque estadual de Goiás, o PESCaN, com mais de 12 mil hectares de área preservada e trilhas sinalizadas.

 

Das duas trilhas abertas para o público, tem a Trilha da Cascatinha, com 716 metros de extensão, que dá em um poço para banho uma cachoeira de cinco metros de altura. Já a Trilha do Paredão, com 1.200 metros, leva até uma cachoeira com nove metros de altura, aberta também para banho em um poço de até 2,5 metros de profundidade, e acesso a um mirante com vista da cidade de Caldas Novas.

 

Localização: Av. Bento de Godoy, s/n (setor rural de Caldas Novas).

Contato: (64) 3453-5805.

Entrada paga.

 

Rio Quente

A pequena cidade de Rio Quente, com uma população de quase 4,5 mil habitantes, fazia parte de Caldas Novas até 1988, quando se emancipou politicamente. Hoje o município é conhecido por seus resorts e um parque aquático com mais de 55 mil metros quadrados e atrações alimentadas com águas aquecidas por 18 adjacentes locais.

 

Parque das Fontes

Com oito piscinas de águas quentes correntes, renovadas a cada 20 minutos, o Parque das Fontes é uma das principais atrações do Rio Quente Resorts. Suas águas relaxantes e terapêuticas chegam de fontes naturais na temperatura média de 37,5°C. O Parque também abriga duchas termais, saunas e ofurôs cercados pelas belezas da Mata do Cerrado.

 

Localização: Complexo Turístico Rio Quente Resorts, s/n, Esplanada.

Contato:  WhatsApp (11) 4200-0173

Central – São Paulo (11) 3512 4830