24horas Variedades 

6 dicas para economizar nas compras de supermercado

Em tempos de instabilidade econômica, poupar cada centavo ao fazer as compras do mês é muito importante para evitar possíveis imprevistos financeiros. No entanto, ir ao supermercado e resistir às delícias encontradas nas prateleiras às vezes pode ser muito difícil.

 

De fato muitos brasileiros sentem dificuldades em seguir a listinha de compras que fazem antes de ir ao mercado e acabam gastando mais do que deveriam. Só que este comportamento pode ser bem problemático, principalmente para quem tem o orçamento mais apertado.

 

Pensando nisso, levantamos algumas dicas importantes sobre como fazer a compra de supermercado mensal e manter-se fiel ao orçamento estipulado no mês.

1- A lista de compras não é mero detalhe

Antes de qualquer coisa, é necessário lembrar que a lista de compras não é mero detalhe. É ela que vai ajudar as pessoas a se manterem o mais fiel possível ao planejamento do mês. Por isso, antes mesmo de sair de casa ou, se preferir, faça a lista de compra do mês online.

 

Para isso, observe a despensa e verifique quais itens estão faltando. Dessa forma, é possível ter noção dos produtos que precisam ser comprados com mais urgência. É interessante dividi-los em categorias. Por exemplo: perfumaria, mercearia, produtos de limpeza, congelados, etc.

 

Outra vantagem de se preparar com uma listinha é a possibilidade de fazer a compra mais rápida, sem ficar andando o supermercado inteiro atrás de algum item. Além de se certificar que não vai esquecer nada, afinal de contas, ninguém merece chegar na boca do caixa e se dar conta que esqueceu de pegar algum item.

2- Atente-se às promoções

Outra dica importante para economizar nas compras de supermercado é ficar atento às promoções. Às vezes, compensa até ver as ofertas de mercados mais distantes da sua própria casa.

 

Se um produto do qual a sua família faz uso frequente estiver em oferta, você pode comprá-lo em grande quantidade e estocá-lo para usar não só em um, como em dois, três meses seguidos.

 

Além disso, os supermercados possuem dias da semana específicos em que barateiam alguns produtos. Se na quarta-feira, por exemplo, o setor de hortifruti estiver com preços baixos, aproveite e para fazer a feirinha da semana.

3- Prefira comprar em atacados

Os supermercados atacadistas estão se popularizando cada vez mais no Brasil e eles se tornam uma boa alternativa para quem quer ter uma economia maior nas compras do mês.

 

É interessante notar que nestes mercados o preço mais baixo é uma possibilidade porque o consumidor deve comprar uma quantidade maior de produtos. Mas para quem tem uma família grande esta pode ser uma boa vantagem.

4- Claro, pesquise antes de comprar

Quando a gente vai comprar uma televisão ou um carro, nós pesquisamos muito, certo? Por que será que não temos esse hábito de pesquisa quando o assuntos são as compras menores?

 

Por isso, antes de realizar uma compra do mês dê uma olhada nos estabelecimentos comerciais do seu bairro e verifique qual apresenta o melhor custo. Muitas vezes a economia não será muito grande- como no caso dos eletrodomésticos e carros-, mas no fim do ano é sim possível sentir a economia.

 

5- Estabeleça um teto de gastos

Montando uma planilha de planejamento financeiro, fica muito mais fácil verificar até quanto você pode gastar nas despesas do mês. No caso, é muito importante deixar reservada a quantia pré-estabelecida para, na hora de comprar, pagar tudo à vista, evitando prestações indesejadas.

 

Outra dica é reservar uma quantia para os gastos emergenciais. Sabe quando você está cozinhando e percebe que acabou um ingrediente e precisa ir buscar urgentemente se não a receita não pode ser concluída? Pois bem, é importante ter uma reserva para estes gastos emergenciais.

 

Por fim, verifique quanto foi gasto no mês anterior com as compras e quantos itens foram adquiridos. A partir daí, defina uma meta de sempre gastar menos, mantendo a mesma quantidade de produtos, sem prejudicar o seu orçamento.

6- Não tenha pressa

 

Fazer as compras do mês exige tempo e atenção para nada fugir do controle. Como a pressa é inimiga da perfeição, não vá ao supermercado caso não tenha tempo, pois isso só irá te levar a comprar itens por impulso, extrapolando o limite destinado de dinheiro.

 

Na hora de passar no caixa, preste atenção se os produtos aparecem no computador com o mesmo preço que estão nas prateleiras. Principalmente em ofertas relâmpago, muitas vezes, o sistema acaba não atualizando os valores e o preço pago pode ficar altíssimo caso você não perceba.

 

Dicas anotadas? Agora é colocar em prática!

Comentários

Notícias relacionadas