24 de abril de 2024

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5 erros de estratégia de marketing que podem acabar com a reputação de sua empresa

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O marketing é essencial para o plano de negócios de qualquer empresa. Afinal de contas, ele será o responsável por divulgar o empreendimento ao público, construir a imagem da organização no mercado e estabelecer a comunicação com os clientes.

 

Com o avanço tecnológico, o marketing ampliou o seu alcance, possibilitando que mais pessoas pudessem conhecer as empresas, analisar os negócios e se relacionar com as marcas. Muito disso, com a ajuda da internet.

 

A previsão é que haja um aumento de mais de 70% em novos investimentos em marketing digital nos próximos anos, segundo estimativas da SEO Trends. Para a Revista Exame, até o ano de 2021, haverá um crescimento de 21% em mídias digitais, especialmente nas redes (Facebook, Instagram, Twitter, etc.).

 

O marketing digital é extremamente rentável, pois além de oferecer ótimos resultados, também é uma estratégia acessível economicamente. Por isso, todos os tipos de negócios podem aplicar campanhas na internet – desde uma consultoria em obras, até um micro empreendimento individual.

 

No entanto, a falta de planejamento em marketing, seja ele digital ou tradicional, pode ocasionar sérios problemas aos negócios. No artigo de hoje, conheça 5 erros de estratégia de marketing que podem acabar com a reputação de sua empresa. Acompanhe a leitura!

1 – Não conhecer o público-alvo

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que o marketing é sinônimo de publicidade invasiva, como as tradicionais propagandas que víamos nas televisões e no rádio.

 

Normalmente, esses materiais eram feitos de modo generalizado, com a intenção de atingir o máximo de pessoas possíveis. Entretanto, hoje já se sabe que publicidade e marketing não são a mesma coisa e que, além disso, é fundamental conhecer o público-alvo.

 

Ou seja, ao invés de fazer uma propaganda massiva e sensacionalista, é preciso direcionar as iniciativas, focando em uma audiência específica, com interesses comuns e certos comportamentos de compra.

 

Por isso, muitas estratégias de marketing não têm o efeito esperado justamente por faltar direcionamento. 

 

Nesse sentido, vale a pena realizar uma pesquisa de público-alvo. Isso pode ser feito de várias formas, como a coleta de informações da audiência ou levantando dados dos próprios consumidores. 

 

Entre as principais características do público-alvo, destacam-se:

 

  • Faixa etária;
  • Nível de escolaridade;
  • Nível socioeconômico;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Localidade;
  • Hobbies;
  • Comportamentos de compra;
  • Principais redes usadas;
  • Entre outros.

 

Importante ressaltar que quanto mais informações se coleta, mais direcionada é a campanha e, portanto, mais efetivo é o resultado.

 

Abaixo, observe o exemplo de um público-alvo de uma empresa de obras e reformas SP:

 

“Homem, entre 30 a 50 anos, morador de São Paulo, ensino superior completo, renda média salarial entre 7 a 10 mil. Advogado. Usa como rede o LinkedIn”.

 

A partir disso, já é possível ter uma ideia do tipo de linguagem usada, os canais de divulgação e a abordagem correta das campanhas.

2 – Não realizar um planejamento

Conhecer o público-alvo é uma das etapas básicas do marketing digital. No entanto, a estratégia não para por aí, já que é necessário realizar um planejamento assertivo de cada campanha, para evitar riscos e falhas de comunicação.

 

Em muitos empreendimentos, é o próprio dono da empresa que faz o marketing. Embora isso não seja aconselhável, sabe-se que é a realidade do Brasil, por isso, o planejamento é o ponto-chave para evitar que o proprietário se “atropele” com outros afazeres.

 

Até a mais simples iniciativa, como organizar uma vitrine para bolos é algo que demanda planejamento – separação dos produtos, disposição dos elementos, escolha das melhores mercadorias, etc.

 

No caso do marketing digital, é necessário planejar os conteúdos de acordo com o tipo de plataforma onde o material será divulgado, o cronograma de publicações, bem como o investimento para cada iniciativa.

3 – Preocupar-se mais com o produto, do que com os clientes

Grande parte das empresas têm um comportamento muito narcisista em relação às ações de marketing. Isso quer dizer que elas destacam apenas o produto ou serviço, sem se preocupar com o que realmente o cliente espera encontrar.

 

A verdade é que o consumidor atual não está interessado em saber se o seu negócio é o melhor do mercado. Ele deseja verificar se a solução que oferece irá sanar a sua demanda e, mais do que isso, oferecer informações relevantes.

 

Por exemplo, quando alguém busca por uma clínica capilar, a intenção é verificar os resultados obtidos, os tipos de tratamentos, se o acompanhamento é adequado, o porquê de certas doenças capilares, entre outros assuntos.

 

Nesse sentido, o marketing deve se esforçar para passar uma mensagem interessante ao público, com destaque para soluções que podem resolver adversidades. Por isso, as estratégias devem ser focadas no cliente, não apenas no produto ou serviço.

4 – Ter ações desalinhadas

Tanto o marketing digital quanto o tradicional precisam estar alinhados um ao outro, bem como à marca. Isso quer dizer que o branding é fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia de divulgação e comunicação.

 

Assim, ao elaborar uma comunicação visual letreiros, por exemplo, a empresa deve seguir um determinado padrão de identidade visual (cores, tipografias, formatos), respeitar a logo e compartilhar os valores da organização.

 

A falta de alinhamento prejudica a reputação da empresa no mercado, visto que o público não reconhece as ações de marketing e, além disso, não se desperta o reconhecimento na marca. Como consequência, há um descrédito pela instituição.

 

Sendo assim, vale a pena elaborar um branding assertivo e direcionado, evidenciando a missão, visão e valores da empresa, sem esquecer dos interesses do público-alvo.

5 – Não fazer a mensuração dos resultados

Uma boa estratégia de marketing não acaba com o fim da campanha. Principalmente no ambiente digital, vale a pena realizar a mensuração de dados, como forma de perceber se os resultados foram positivos ou há necessidade de reformular as iniciativas.

 

Por exemplo, ao investir em um anúncio patrocinado de persianas para escritório no Facebook, a própria rede social oferece relatórios completos com dados a respeito da taxa de conversão, visualização, engajamento e alcance.

 

Com isso, fica mais fácil visualizar o que deu certo e o que foi falho. Mesmo diante dos erros, a sua empresa pode formular novas campanhas, mais assertivas, direcionadas e, consequentemente, com melhores resultados.

 

Para uma boa análise, vale a pena investir em um sistema de gestão integrada (ERP). Com ele, é possível acompanhar os relatórios atualizados do seu negócio, bem como os efeitos das campanhas de marketing (fazendo as correções necessárias, quando nenhum resultado é positivo).

 

O sistema ERP pode ser usado em vários tipos de negócios, como uma administradora predial, loja de roupas, agências, entre outros. Basta personalizar o software, de acordo com os objetivos da empresa.

 

Além do marketing, o ERP também é capaz de fazer o controle logístico e de estoque, verificar andamento de processos de vendas, acompanhar o atendimento ao cliente, entre outras operações.

Bônus: invista em Inbound Marketing!

Para fecharmos nosso artigo, trouxemos uma “dica bônus” para quem deseja iniciar o investimento em marketing e obter bons resultados com a estratégia: optar pelo Inbound.

 

O método cresceu com o advento da internet e, embora não seja exclusivo do ambiente online, as ações de inbound conquistaram um campo fecundo nos blogs, redes sociais e páginas web.

 

A característica principal da estratégia é atrair o público-alvo por meio de conteúdo relevante. Ou seja, ao invés de uma propaganda ou anúncio sobre um closet sob medida, o inbound foca na elaboração de um blog post com técnicas SEO, por exemplo.

 

De acordo com iMedia Connection, cerca de 60% dos consumidores apresentam uma visão mais positiva da marca, após consumir conteúdo dela. Essa porcentagem demonstra o quão eficaz é o inbound marketing e o quanto a sua empresa pode ganhar com ele.

 

Para a HubSpot, 75% das empresas que aplicam o inbound marketing acreditam que suas estratégias de divulgação são mais eficazes.

 

Sendo assim, para os negócios que desejam ter uma boa reputação no mercado, vale a pena buscar por ações de atração por conteúdo, como o inbound.

Conclusão

O artigo de hoje pretendeu trazer alguns dos principais erros das estratégias de marketing, que costumam prejudicar a imagem dos negócios e, consequentemente, ter efeitos negativos na venda, na atração de leads (potenciais clientes) e no sucesso dos empreendimentos.

 

Apesar disso, vale destacar que cada empresa tem certas particularidades, que devem ser consideradas no planejamento de marketing. Com isso, as ações podem ser mais efetivas, assertivas e direcionadas.

 

Para ajudar nessa empreitada, uma alternativa é empregar o inbound marketing, um método que busca atrair o cliente através da oferta de conteúdo relevante. Com isso, as ações se tornam mais sensíveis e, ao mesmo tempo, os resultados são melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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