1ª Conferência Municipal do Idoso reúne 200 pessoas em S. Bárbara


Encontro definiu propostas barbarenses às Conferências Estadual e Nacional

 

Mais de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira (11) da 1ª Conferência Municipal do Idoso de Santa Bárbara d’Oeste, com o tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades”. Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso e Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, o encontro aconteceu no Salão Nobre da Educação.

 

O objetivo foi proporcionar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa, e encaminhamento à Conferência Estadual do segmento.

 

A secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, agradeceu o envolvimento dos conselheiros, além das 130 pessoas que participaram em maio da Pré-Conferência Municipal do Idoso dividida em duas sessões no Salão Nobre da Educação e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). Segundo Maria Cristina, “o objetivo foi sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social”.

 

Por sua vez, o presidente do Conselho do Idoso, Rodrigo Batagin, enfatizou ainda que os objetivos foram também fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa. “São 23 mil idosos em Santa Bárbara e merecem toda a nossa atenção. Esse dia é muito importante para a assistência à pessoa idosa”, frisou.

 

O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, Henrique Rubens Jerozolimski. “Fiz questão de participar deste primeiro evento em Santa Bárbara de suma importância. Hoje o idoso não é mais só um personagem que fica dentro de casa. Hoje ele trabalha e tem participação ativa na família. É importante essa discussão para a efetivação dos direitos da Terceira Idade”, comentou.

 

Após o credenciamento, os participantes prestigiaram apresentação de dança do grupo da Terceira Idade “Águia”, em seguida, foi passada a palavra aos componentes da mesa. Como parte da programação, houve também a leitura do Regimento Interno. A palestrante, Luciana Alexandre Gumiero, abordou o tema da Conferência, explicando sobre os eixos: Gestão (Programas, projetos e ações); Financiamento (Fundo do idoso e orçamento público); Participação (Política e no controle social).

 

Estiveram presentes os secretários de Esportes, Vinícius Furlan, e Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas