10º Encontra Conto atrai 10 mil pessoas diretamente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santa Bárbara d’Oeste sediou nos últimos dias, 9 a 15 de março, 10º Encontra-Conto – “Encontro Regional de Contadores de Histórias”. Com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do ProAC – Edital de Festivais de Artes, o evento realizado pela Companhia de Teatro Xekmat superou as expectativas ao atrair um público de 10 mil pessoas e 60 grupos de contação, sendo contadores de histórias e narradores orais de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e outras cidades do Estado de São Paulo. Segundo os organizadores, eles puderam trocar informações e técnicas por meio da apresentação de seus trabalhos entre eles e à população.

 

Segundo um dos organizadores da iniciativa, Amauri de Oliveira, foi constatada mais uma vez a existência de um interesse muito grande pela arte de contar histórias, sendo pelos contadores que querem uma maior troca de experiência, mais informações e mais técnicas e os profissionais das bibliotecas, escolas e pontos culturais, buscando dinamizar os espaços. “Os contadores de regiões como o litoral e áreas mais distantes compareceram, partilhando, atuando e trocando ideias de forma intensa e proveitosa. Esperamos ter realizado a contento a proposta e poder contar novamente com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Secretarias de Cultura de Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Limeira, Nova Odessa e Iracemápolis, além da Fundação Romi”, comentou.

 

A programação contou com o “Comboio da Contação”, na Biblioteca Central de Nova Odessa; apresentação do espetáculo de contação “Criança tem cada uma”, da Cia Xekmat, no Anfiteatro Municipal Detinha Dagnone, em Santa Bárbara, além da Dinâmica dos Contos – uma Mesa Redonda de discussão e oficina prática com a educadora e contadora Cristina Lazaretti e contadores de toda a região, discutindo o tema: “O Fantoche e o Lúdico”; Chá de Histórias – contação de histórias para público da 3º Idade, com contadores de toda a região para a terceira idade; Oficina “Brincadeiras Tradicionais na Contação de Histórias!”; Apresentação de “Era uma vez…” com contadores da Confraria do Conto , entre outras atividades.

 

Fotos: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas