Programa Saúde na Escola promove ciclo de palestras sobre saúde ambiental

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pelas secretarias de Saúde e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, segue com palestras nas escolas da rede municipal de ensino. Por meio das ações do Eixo “Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e do Núcleo de Educação Ambiental promoveram durante todo o ano um ciclo de palestras com os alunos sobre os temas: Educação, Saúde e Meio Ambiente.

O coordenador do setor de Combate a Endemias, ligado ao CCZ, Luiz Eduardo Chimello de Oliveira, ressaltou que foram trabalhados diversos temas, como a prevenção em saúde, relações entre seres humanos e natureza urbana e desenvolvimento sustentável. “Por meio de princípios básicos fornecemos informações básicas para a correta destinação de resíduos, como medida de prevenção de doenças relacionadas aos animais sinantrópicos, bem como medida de desenvolvimento sustentável aos alunos da rede municipal de educação”, explicou.

No ano passado foram realizadas mais de 30 palestras, no período de abril a novembro, beneficiando mais de 1,5 mil alunos e 56 professores. Com duração de uma hora, as palestras contaram com a exposição de material do laboratório do CCZ. Neste ano, os encontros são realizados geralmente uma vez por semana. Até setembro, as equipes realizarão encontros com educandos barbarenses.

A iniciativa busca desenvolver o entendimento das relações entre os seres humanos e a natureza urbana, as formas de apropriação e as consequências dessas relações, com enfoque na destinação dos resíduos, reciclagem e animais sinantrópicos. Durante o mês de março, as palestras foram realizadas nas EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Ruth Garrido Roque”, no Rochele, e “Maria Martiniano Gouvea  Valente – Dona Bininha”, no Conjunto Roberto Romano, e no CAIC “Irmã Dulce”, no Jardim Santa Rita. A próxima unidade escolar a receber a ação será o CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Leonel de Moura Brizola”, no Jardim Santa Rita no final do mês.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas