X Conferência Municipal de Assistência Social ocorre na segunda


O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e Secretaria de Promoção Social promovem na segunda-feira (27) a X Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema, neste ano, “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, em referência ao Sistema Único de Assistência Social. O evento acontece das 8 às 13h30, no Salão Nobre da Educação, localizado na Rua Graça Martins, 680, no Centro. As Pré-Conferências para aconteceram de 15 a 22 deste mês em diversos pontos da cidade.

 

As Conferências são instrumentos de controle social e representam a participação da população sobre a aplicação da Política de Assistência Social. O objetivo é eleger propostas que necessitam ser aplicadas no nível Municipal, Estadual e Nacional, sendo essas as etapas das Conferências. O evento é aberto a todos e representa um ato de cidadania e participação social.

 

No evento, os participantes discutirão o “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O objetivo principal é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, eleger delegados para a X Conferência Estadual de Assistência Social e eleger novos conselheiros para o CMAS.
Na conferência, os delegados devidamente credenciados (entidades de assistência social; entidades representantes dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social; e usuários e organizações de usuários) terão direito a voz e voto. Participantes (entidades ou usuários não eleitos como delegados, mas com interesse em pleitear vaga no CMAS), desde que devidamente credenciados, também terão direito a se manifestar.

 

Programação:

 

Dia 27 de julho – Salão Nobre da Educação

(Rua Graça Martins, 680, Centro)

 

8 horas – Credenciamento dos participantes

 

9 horas – Abertura da Conferência

 

9h30– Aprovação do Regimento Interno

 

10 horas – Palestra “ Avaliação dos avanços e desafios na construção e implementação do SUAS e a projeção do direcionamento da política para os próximos 10 anos”.

 

10h30– Coffee Break

 

10h45 – 12h30 – Deliberação das proposituras aprovadas pelos grupos de trabalho nas Pré-Conferências

 

12h30– Eleição e proclamação dos delegados à Conferência Estadual de Assistência Social

 

13 horas –Apresentação de moções para referendo ou rejeição da plenária

 

13h30 – Encerramento

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas