Vigilância Sanitária realiza 20 mil ações em 2013

A Vigilância Sanitária, órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, realizou em 2013 mais de 20 mil atividades e ações estratégicas para controle do risco sanitário, distribuídas entre Serviços de Saúde, Produtos de Saúde, Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador e Ações Administrativas.

Entre essas ações, foram realizadas 731 inspeções nos serviços de saúde, como serviços de hemodiálise, hemoterápicos, hospitais, assistência odontológica, assistência médica, serviços de diagnóstico, entre outros e nos serviços de interesse da saúde como creches e asilos. Nos produtos de interesse da saúde, como medicamentos, produtos alimentícios, produtos para saúde, cosméticos, produtos de higiene, perfumes e saneantes, foram realizadas 1,3 mil inspeções dos estabelecimentos.

A coordenadora do setor, Eliane Wiezel, destacou que a Secretaria de Saúde buscou a qualificação constante dos profissionais. “A equipe participou de todas as capacitações e reuniões técnicas para inspecionar os estabelecimentos. Foram desenvolvidas capacitações aos trabalhadores de toda rede de saúde, produzindo a integralidade das ações de promoção, prevenção, assistência, vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, agregando todos os setores envolvidos”, comentou.

Também foram desenvolvidas pelo setor ao longo do ano atividades de vigilância dos locais de trabalho e de maior ocorrência de agravos relacionados ao trabalho, capacitações aos trabalhadores de toda rede de saúde, ações como o monitoramento da qualidade da água para consumo humano – PROÁGUA, inspeções para controle do risco em relação à Dengue, curso sobre Suplementos Alimentares, curso de Boas Práticas de Manipulação para Padarias, entre outras.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas