24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

DAE inicia os trâmites para a obra da nova adutora do Cruzeiro do Sul

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste deu início ao processo de licitação, modalidade convite, para a contratação de empresa especializada para a instalação da nova adutora de água tratada para os bairros Cruzeiro do Sul e Pinheirinho, com investimento previsto aproximado de R$ 142 mil. A medida é uma intervenção necessária que a administração municipal vem se empenhando, desde o ano passado, para solucionar de vez os problemas com manutenções constantes na tubulação existente, em ponto considerado crítico pelo setor Operacional da autarquia.

A nova adutora terá 2.180 metros de extensão, do trecho do reservatório de água do bairro de chácaras Vale das Cigarras, localizado à margem esquerda da SP-135, sentido centro/bairro, até a Rua Sebastião Furlan, principal via de acesso ao bairro Cruzeiro do Sul. A tubulação será de material PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 200 milímetros de diâmetro, e foi adquirida através do lote de compra realizada no segundo semestre de 2013, pelo DAE – investimento de R$ 478 mil, com aquisição de 6.100 metros de tubos de diversos diâmetros -, seguindo especificações e normas técnicas vigente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O atual sistema de adução da água tratada do bairro Cruzeiro do Sul, distante oito quilômetros do centro, é composto por uma adutora de 150 milímetros de diâmetro de material PEAD, que integra também o sistema de distribuição do bairro de chácaras Paraíso. A distribuição é feita pelo conjunto de reservatórios instalados à margem da SP-135, entre os Kms 7 e 8, que totaliza 1,6 milhão de litros, abastecidos pela ETA (Estação de Tratamento de Água) II, na Vila Aparecida. Com a obra, a atual adutora não ficará totalmente isolada, parte dela terá a função restrita ao abastecimento do chacreamento Paraíso. A expectativa de conclusão da licitação, já com o nome da empresa vencedora, é de até meados do próximo mês de março.

DSCF7493Equipe de manutenção em reparos na adutora existente

 

DAE/Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...