Vigilância Sanitária finaliza curso para médicos veterinários


A Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, encerrou nesta terça-feira (30) a capacitação sobre Medicamentos Controlados e Vigilância e Controle da Raiva aos profissionais de medicina veterinária. O encontro foi promovido na unidade com a presença de médicos veterinários do município cadastrados na Vigilância. Ao todo foram três turmas capacitadas.

O objetivo foi atualizar os profissionais da área, além de sanar dúvidas e aproximar os profissionais veterinários do serviço de Vigilância em Saúde. As atividades durante o curso foram ministradas pela farmacêutica da Vigilância Sanitária, Lúcia Elena Prando e pelo médico veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Wilson Guarda.

A capacitação foi organizada pelos fiscais sanitários Magno Antonio Baldim e Maria Regina Denadae, que atuam na fiscalização de serviços veterinários e observaram durante as inspeções que os profissionais estavam encontrando dificuldades na aplicação da legislação quanto a medicamentos controlados e notificação compulsória de zoonoses.

Para o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ivan Luis Carpim, o evento superou a expectativa, com a presença de praticamente 100% dos profissionais que atuam no município exercendo suas atividades nas clínicas e consultórios, considerando que o município possui aproximadamente 25 estabelecimentos e foram capacitados 32 profissionais. Segundo ele o curso, além de qualificar a oferta de serviço aos clientes, propicia respaldo nos procedimentos e conduta realizados nas clínicas veterinárias.

“As ações da vigilância sanitária têm como objetivo prevenir, diminuir ou mesmo eliminar os riscos relativos a serviços de saúde. Para tanto se utilizam concomitantemente vários instrumentos legais que se complementam no conjunto organizado de práticas a serem desenvolvidas no âmbito do serviço e em vigilância em saúde”, finalizou Carpim.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas