Política 

Vereadores rejeitam um veto e aprovam três projetos durante a 29ª Reunião Ordinária


Os vereadores barbarenses rejeitaram um veto do Executivo e aprovaram três projetos durante a 29ª Reunião Ordinária de 2016, realizada hoje (16), no Plenário Dr. Tancredo Neves, com a presidência do vereador Juca Bortolucci (PSDB). Inicialmente, os parlamentares rejeitaram, com 10 votos contrários, o Veto Total do Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 27/2016, de autoria do vereador Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (PSDB), que dispõe sobre a prestação de serviço de transporte individual, em táxis, de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

Em seguida, foi aprovado, com 15 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 129/2015, de autoria do vereador Antonio Pereira (PT), que cria o Serviço de Reeducação e Responsabilização do Autor de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A votação dessa proposta foi acompanhada por um grupo de representantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher.

 

Na sequência, foi aprovado, com 14 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 56/2016, do vereador Antonio Carlos de Souza, o Antonio da Loja (PR), que denomina a EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Nova Conquista em homenagem a Nair Valente Sarmento.

 

O último projeto aprovado, com 15 votos favoráveis, foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2016, de autoria do presidente da Câmara, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de Cidadão Barbarense a Marino Alcalde Ferreira.

 

Moções – Durante esta reunião ordinária, os vereadores barbarenses aprovaram também nove moções, sendo oito de apelo e uma de aplauso. Na Moção nº 582/2016, o vereador Ademir da Silva (PT) manifesta apelo ao prefeito Denis Andia (PV) pela reforma das instalações da EMEI Antônio Mollon.

 

O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (DEM), é autor de três moções. Na Moção nº 583/2016, ele faz apelo à Prefeitura e ao DAE – Departamento de Água e Esgoto pela utilização de caminhão pipa para conter poeira oriunda de serviços e tráfego de caminhões em depósito de areia, pedra e terra localizado no início da rua Tenente João Benedito Caetano, no Planalto do Sol. Na Moção nº 584/2016, o parlamentar pede à Administração Municipal a construção de canaleta de água no cruzamento entre as ruas Gabriel Pereira de Brito e São João Batista, no Jardim São Camilo. Na Moção nº 586/2016, Pinguim faz apelo à Prefeitura pela alteração de sentido de trânsito na rua da Borracha, no Jardim Pérola.

 

O vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PROS), assina a Moção nº 585/2016, em que faz apelo à CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz por reparo em poste de iluminação pública na rua Catanduva, em frente ao nº 306, no Jardim Esmeralda. Careca também é autor da Moção nº 589/2016, em que manifesta apelo à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil pela intensificação no policiamento no Planalto do Sol.

 

Por meio da Moção 587/2016, o vereador José Luís Fornasari, o Joi (SD), faz apelo ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem quanto à instalação de tela de proteção na passarela sobre a SP-304, nas proximidades do km 136, que dá acesso aos bairros Jardim Laudissi I e II. Joi também manifesta apelo ao prefeito, na Moção 588/2016, pela contenção das erosões no córrego Giovanetti, localizadas na rua Potiguares, entre o Distrito Industrial e o Jardim São Francisco.

 

A nona moção prevista na Ordem do Dia, de autoria do vereador Alex Braga, o Alex Backer (PRB), é a Moção nº 590/2016, que manifesta aplauso ao Time de Futebol Paysandu de Santa Bárbara d’Oeste pela conquista do campeonato da 3º divisão de futebol amador.

 

No início da sessão camarária desta terça-feira, os parlamentares e o público presente no plenário fizeram um minuto de silêncio pela morte de Custódio Almeida do Nascimento, conhecido como Tody.

 

 

 

Diretoria de Comunicação Câmara de Santa Bárbara d’Oeste

Comentários

Leia também...