SB24Horas

Notícia na hora certa!

Vereadora Esther Moraes promove campanha para arrecadação de absorventes

Esther Moraes (PL)

A vereadora Esther Moraes (PL) lançou a campanha de arrecadação de absorventes e de produtos de higiene íntima em Santa Bárbara d’Oeste. Esses itens, que poderão ser doados pela população na sede da Câmara Municipal, da Guarda Civil, assim como na Drogaria Total e na Xodó Cosméticos, no Centro, serão recolhidos e encaminhados a Unidades Básicas de Saúde e bairros carentes do município, sendo destinados a adolescentes e a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Esther Moraes é autora de dois projetos aprovados na última sessão camarária relativos ao desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento à pobreza menstrual. A primeira propositura obriga a Prefeitura a efetuar um cadastro de mulheres que não têm condições de comprar absorventes. Já a segunda dispõe que escolas públicas e privadas instaladas em Santa Bárbara d’Oeste devem comunicar a Administração a respeito de indícios de existência de pobreza menstrual, para o direcionamento de políticas públicas.

De acordo com a Unicef, pobreza menstrual é a situação vivenciada por meninas e mulheres devido à falta de recursos, infraestrutura e conhecimento, para que tenham plena capacidade de cuidar da própria menstruação. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que uma em cada quatro meninas de 12 a 19 anos já deixou de ir à escola por falta de absorventes.

Serviço:

Os munícipes interessados em doar absorventes ou itens de higiene íntima podem procurar os seguintes pontos de arrecadação:

Câmara Municipal – Rodovia Luís Ometto (SP-306), número 1001, Residencial Dona Margarida

Guarda Municipal – Rua Curitiba, 1286, Jardim Esmeralda

Drogaria Total – Rua Campos Salles, 39, Centro (em frente ao Terminal Urbano)

Xodó Cosméticos – Rua Santa Bárbara, 510, Centro (Calçadão)