Política RMC 

Vereador Welington Rezende quer Americana inscrita em programas de qualificação profissional

Cidade possui 17,7 mil desempregados e não está inscrita este ano em nenhum dos oito programas de qualificação profissional ofertados pelo Estado

 

O vereador Welington Rezende (PRP) solicita à Prefeitura de Americana, por meio de indicação protocolada nesta terça-feira (27), a inscrição do município nos programas de qualificação profissional do governo do Estado. O parlamentar obteve a informação junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que a cidade não está inscrita este ano em nenhum dos oito programas ofertados pelo Estado. São eles: Via Rápida, São Paulo Criativo, Novotec, Cidadão Trabalhador, Trabalho Inclusivo, Pró-egresso, Trabalho em Equipe e Via Rápida Escola + Bonita.

 

Dados da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), que realiza levantamento regional sobre níveis de empregabilidade, aponta que Americana totaliza 17.784 desempregados, o equivalente a 11,17% da população economicamente ativa.

 

“Temos milhares de desempregados na cidade e uma das responsáveis pela apresentação dos programas de qualificação profissional do Estado nos informou que Americana não se inscreveu este ano em nenhum dos oito programas disponíveis. Chamo a atenção do Executivo para que inscreva o município em todos os cursos, pois podem ajudar quem está desempregado a se recolocar no mercado ou encorajar a abrir o próprio negócio”, cobrou.

 

O Via Rápida, por exemplo, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de até 160h e é voltado a jovens e adultos que buscam oportunidades de trabalho e geração de renda.

 

O São Paulo Criativo foca na qualificação e formação profissional para geração de renda em áreas de tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura e marketing digital, com carga horária de 160h a 230h.

 

O Cidadão Trabalhador trata de programa emergencial de auxílio-desemprego que proporciona qualificação profissional e renda para desempregados e pessoas em situação de alta vulnerabilidade social.

 

O Trabalho Inclusivo é voltado ao apoio à pessoa com deficiência e visa incluí-la no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado a respeito do tema.

 

Comentários

Notícias relacionadas