Vereador Pinguim visita futura sede do IML e do Instituto de Criminalística


O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), visitou a futura sede do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML), cuja inauguração está prevista para setembro deste ano. A obra das duas unidades ocupa uma área de cerca de 900 metros quadrados e tem por objetivo oferecer mais conforto aos servidores e à população em geral. O IC e o IML, instalados em Americana, atendem nove cidades, incluindo Santa Bárbara d’Oeste. A nova sede, às margens da SP-304, no Distrito Industrial, deve facilitar o acesso aos munícipes de toda a região.
“Hoje estamos num local adaptado, sem condições adequadas para atendimento ao público. Na nova sede contaremos com novos consultórios, inclusive ginecológico, além de espaço específico para o recebimento de presos que precisam realizar exames de corpo de delito”, explicou João Roberto Miller Júnior, diretor do Núcleo de Perícias Médico-Legais da Região de Campinas. Ele também ressaltou que a nova sede deve centralizar o atendimento clínico e o necrotério, o qual contará com duas mesas de necropsia, sala para 12 corpos em decomposição, câmara fria e sistema de exaustão com filtragem, para não dissipar o odor. O novo prédio também contará com tratamento de efluentes.

O chefe da equipe de Perícias Médicas de Americana, Edvaldo Messias Barros, gestor da obra, também ressaltou que as novas unidades dos dois institutos vão atender melhor as necessidades dos profissionais, que contarão com salas para exames, laboratório e necrotério modelo. “Hoje, ocupamos prédios adaptados, cedidos pela Prefeitura de Americana. Com a mudança para sede própria, também deixaremos de onerar o Município”, afirmou Barros, agradecendo o apoio das Prefeituras da região, que contribuem, seja por meio de equipamentos ou funcionários, para os serviços prestados nos institutos.

Após a visita, Pinguim exaltou a capacidade de atendimento dos novos prédios e disse que irá se empenhar junto ao governo estadual, para a destinação de mais equipamentos e servidores para esses dois institutos. “O novo prédio deve servir de modelo para o IC e para o IML de todo o Estado. Por isso, nós que atuamos nas nove cidades atendidas, precisamos contribuir para melhorias no atendimento nesses locais”, destacou o vereador.

O Instituto Médico Legal realiza exames de lesão corporal, sexologia, sanidade física, verificação de idade e constatação de embriaguez, todos em indivíduos vivos. Além disso, o IML realiza exames radiológicos para esclarecer diagnósticos de legistas e conduz análises e pesquisas em produtos tóxicos, líquidos orgânicos, vísceras, alimentos e outras substâncias. Mas o mais famoso trabalho dos profissionais do IML é o exame necroscópico.

Já o Instituto de Criminalística realiza perícias em espaços físicos, como em casos de acidentes de trânsito e de trabalho, aéreos e ferroviários. O IC ainda é responsável por perícias de poluição ambiental e também em locais de incêndio, em explosões e em desabamentos. Também são objetos de perícia do IC os sistemas de segurança de tráfego, as peças e os componentes de veículos motorizados, materiais como livros e dados contábeis para verificar ocorrências de uso indevido de marcas e patentes, assim como perícias em aparelhos mecânicos, eletroeletrônicos, em materiais gravados com som e imagem, e utensílios de informática.

Comentários

Notícias relacionadas