Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Política Santa Bárbara d´Oeste

Vereador Nilson Araújo questiona tempo de espera por exames em UBSs e no Centro de Especialidades

O vereador Nilson Araújo Radialista (PSD) protocolou, hoje (11), na Câmara Municipal, requerimento de informações a respeito do prazo de agendamento de exames de baixa e alta complexidade no Centro de Especialidades e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Bárbara d’Oeste. “Fui procurado por diversos munícipes, os quais questionam a demora nos agendamentos de exames nas UBSs e no Centro de Especialidades. Na maioria dos casos apresentados, o prazo se estende por mais de 120 dias”, explicou.

Na propositura, o parlamentar lembra que a Saúde, conforme o disposto no Artigo 196 da Constituição Federal, constitui direito de todo ser humano, devendo o Estado prover condições ao seu pleno exercício. “As pessoas que necessitam do serviço público de saúde têm direito de serem satisfatoriamente atendidas, qualquer que seja a natureza da sua enfermidade”, ressalta.

No requerimento, o vereador pergunta se os exames de baixa e alta complexidade no Centro de Especialidades e nas UBSs são agendados no mesmo dia. Em caso de resposta negativa, ele indaga o motivo de não serem agendados e qual é o prazo máximo para o agendamento de exames nesses locais. O parlamentar também questiona quais medidas a Secretaria Municipal de Saúde está tomando para reduzir o tempo de espera por exames.

Ainda no pedido de informações, Nilson Araújo pergunta quais exames de baixa e de alta complexidade são os mais solicitados aos pacientes e quais deles têm o maior tempo de espera. Ele também questiona os exames de baixa e de alta complexidade que possuem menor tempo de espera na rede pública municipal.