Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Joi Fornasari recebe resposta sobre número de enfermeiros e técnicos de enfermagem na rede municipal

Joi Fornasari (SDD)

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento 456/2019, protocolado por ele na Câmara Municipal. No documento, Joi questiona a Administração a respeito do número de técnicos de enfermagem e enfermeiros em atuação na rede pública de Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com resposta assinada pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, a Prefeitura conta, hoje, com 21 enfermeiros, 47 técnicos em enfermagem e quatro auxiliares de enfermagem na atenção básica.

Ainda na resposta ao parlamentar, a Administração Municipal informa que a presença de enfermeiros é necessária tanto nos prontos-socorros quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas que esses locais podem funcionar apenas com técnicos e auxiliares, desde que a ausência os enfermeiros seja temporária. A Prefeitura também explica que, de acordo com o Conselho de Classe, compete ao técnico de enfermagem procedimentos de baixa e média complexidade, enquanto ao enfermeiro cabe a supervisão do trabalho desses profissionais, assim como a realização de procedimentos de maior complexidade.

No entanto, a Administração Municipal não informou o número de enfermeiros e de técnicos de enfermagem que trabalham por período nos prontos-socorros, se limitando a responder que as informações detalhadas estão disponíveis para consulta na Secretaria Municipal de Saúde. Ainda em resposta aos questionamentos do vereador Joi, o secretário de Governo destacou que o número de técnicos e enfermeiros lotados na rede pública atende à demanda. Entretanto, ele não informou qual o tempo médio de espera, durante horário de pico, para administração de medicamentos. Segundo Maiello, essa mensuração será mais precisa com a implantação integral do sistema nas unidades de pronto-atendimento.

Comentários