Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Dr. José questiona fornecimento de aparelhos auditivos no Município

Dr. José (PSDB)

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), é autor do Requerimento 557/2019, por meio do qual pede informações a respeito do fornecimento de aparelhos auditivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes barbarenses. No documento, o parlamentar afirma que os pacientes com problemas auditivos podem conquistar aparelho auditivo por meio do SUS, o que contribui para amenizar problemas de audição e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. No entanto, segundo o parlamentar, muitos munícipes têm reclamado da demora do município em encaminhar o paciente para o programa subsidiado pelo Governo Federal para aquisição desses aparelhos.

No requerimento, Dr. José indaga se a Prefeitura efetivamente possui algum convênio ou parceria firmada com outros entes federativos, com a iniciativa privada ou com o terceiro setor para fornecimento de aparelhos auditivos aos barbarenses. Em caso afirmativo, ele questiona qual é o procedimento para cadastro e documentos necessários a serem apresentados pelo munícipe para conquista do aparelho auditivo e, depois da etapa do cadastro, qual o encaminhamento dado pelo Município.

Dr. José também pergunta o tempo médio para que um paciente de Santa Bárbara d’Oeste consiga um aparelho auditivo e se há uma cota mensal ou anual de aparelhos auditivos disponibilizados para o Município. Ele também indaga o número atual de pacientes barbarenses aguardando o fornecimento de aparelhos auditivos e, caso a Prefeitura esteja arcando integralmente com os custos desses aparelhos, qual é o valor aproximado de cada item e se varia de acordo com o grau de surdez. Por fim, o parlamentar questiona o número de aparelhos fornecidos aos barbarenses. Mas, caso o Poder Executivo Municipal não esteja fornecendo esses equipamentos, Dr. José pede que a Prefeitura informe o motivo.

Comentários