Política 

Vereador Jesus questiona procedimentos realizados pelo SUS no Município

O vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), por meio de requerimento protocolado na última sexta-feira (24), pede informações à Administração Municipal acerca dos atendimentos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O parlamentar afirma ter recebido diversas reclamações de munícipes que estão há mais de um ano na fila de espera para realizar exames, passar por consultas e cirurgias pela rede pública de Saúde.

“Fui questionado a respeito da demora em diferentes procedimentos, tendo em vista que a grande maioria não tem condições financeiras e se torna totalmente dependente de um atendimento pelo SUS”, afirmou Jesus, ressaltando que muitos dos pacientes são idosos e necessitam de atenção especial. No pedido de informações à Prefeitura, o parlamentar indaga o número de exames e de cirurgias realizados em Santa Bárbara d’Oeste entre janeiro do ano passado e julho de 2018, pedindo que a Administração especifique cada tipo de atendimento. Ele também questiona o número de exames e cirurgias realizados por munícipes em outras cidades.

Ainda no requerimento de informações, Jesus pergunta o número de pacientes na fila de espera por exames e por procedimentos cirúrgicos no último dia 31 de julho, assim como o tempo de espera para realização desses atendimentos. Ele também questiona o número de pacientes à espera de consulta com médico especialista, o número de profissionais que atendem nas diferentes especialidades e quais equipamentos a Administração Municipal dispõe para a realização de exames.

Por fim, o vereador indaga se, além do programa Zera Fila, a Administração Municipal pretende promover mutirões para diminuir a demanda atual por exames, consultas com especialistas e procedimentos cirúrgicos. Além disso, ele indaga o critério utilizado pela Administração Municipal para atendimento aos casos mais urgentes e pedidos eletivos e qual é o prazo para atendimento nessas circunstâncias.

Comentários

Leia também...