Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Americana Política

Vereador de Americana protocola projeto que obriga uso de máscaras em locais públicos

Projeto prevê, ainda, doação de máscaras em caso de descumprimento da Lei

Com o objetivo de promover uma ação educativa, o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, protocolou, nesta quinta-feira (16), projeto de Lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos na cidade de Americana. A propositura prevê, ainda, doação de máscaras em caso de descumprimento da Lei. Advertência na primeira infração e no caso de reincidência a entrega de 10 máscaras de proteção.

O parlamentar destaca que pretende, com o projeto, estimular o uso de máscaras caseiras. “Nossa intenção é proteger os profissionais da saúde, que precisam das máscaras descartáveis, e criar um hábito educacional na população na produção ou compra de máscaras caseiras. Quando você compra de uma costureira, além de estar contribuindo com uma crise de saúde pública, você está gerando renda para mulheres que, muitas vezes, são chefes de família”, comenta.

Conhecida como Princesa Tecelã, Americana é polo de indústrias têxteis, fator que, para Kim, contribui ainda mais para a conscientização da população. “Temos capacidade de produzir máscaras não só para nossa cidade, mas para o país e por que não o mundo? Uma corrente do bem está sendo criada na produção de máscaras, instituições e voluntários estão arregaçando as mangas para doar peças para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o que falta agora é o uso por parte de todos”, defende.

Ainda segundo o vereador, apesar de toda campanha nacional pelas condutas necessárias para conter a disseminação do vírus, muitas pessoas não seguem as recomendações. “Decidimos criar uma Lei porque, neste caso, a liberdade de um fere a saúde de outro. É importante lembrar que somos transportadores de vírus, não só o Covid-19, e muitos de nós são assintomáticos, por isso, pensar no próximo não é só questão de empatia neste momento, mas também de responsabilidade social”, finaliza Kim.